Discutindo uma atividade sobre o um método histórico e o uso de materiais concretos para o ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16136

Palavras-chave:

História da Matemática., Arquimedes., Materiais concretos., Atividade didática

Resumo

A inserção da História da Matemática na Educação Básica tem sido objeto de estudo em diversas produções acadêmicas, fazendo emergir diversificadas maneiras de trabalhar e conduzir a prática docente com uso de informações históricas matemáticas. Dessa forma, esse artigo tem o objetivo de discutir acerca do desenvolvimento de uma atividade didática em uma turma do 3º ano do Ensino Médio sobre o método de Arquimedes (287 a. C. – 212 a. C) para determinação de medidas do círculo aliado ao uso de materiais concretos. Adota-se a investigação histórica no ensino de Matemática como pressuposto teórico acerca da História para o ensino de Matemática para a elaboração de uma atividade com aspecto investigativo e criativo que possibilite ao aluno a argumentação e a comunicação como atitudes de ordenação de seu conhecimento. A atividade desenvolvida apresenta a reprodução do método da exaustão sistematizado por Arquimedes de Siracusa para determinação de medidas do círculo, para tal utilizou-se três aulas de 50 minutos. Essa pesquisa é qualitativa e bibliográfica se fundamentando na discussão acerca da construção e aplicação da atividade dividida em quatro passos para reprodução em forma de problemática a ser solucionada com auxílio de materiais concretos. Aplicou-se um questionário de forma a sintetizar as apreensões gerais sobre os procedimentos adotados como engajamento de atividades didáticas em salas de aula que por sua vez revelou que os alunos sentiram-se motivados pela metodologia, revelando serem aulas promissoras e atraentes.

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Biografia do Autor

Luis Carlos Barbosa Oliveira, IFPI

Especialista em Matemática Financeira

Professor de Matemática IFPI

Mestrando em Matemática (PROFMAT IFPI)

Benjamim Cardoso da Silva Neto, IFMA

Professor de Matemática do IFMA

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

Doutor em Educação em Ciências e Matemática

Professor do PROFMAT IFPI e PPECEM UFMA

Evanildo Borges da Silva, IFPI

Professor SEDUC Maranhão

Mestrando em Matemática PROFMAT IFPI

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Publicado

23-02-2023

Como Citar

Oliveira, L. C. B., Silva Neto, B. C. da, & Silva, E. B. da. (2023). Discutindo uma atividade sobre o um método histórico e o uso de materiais concretos para o ensino de matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202304. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16136