As funções das ferramentas de trabalho de um pedreiro: uma análise prática e matemática na perspectiva do Enfoque Ontossemiótico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15895

Palavras-chave:

Configuração Cognitiva. Enfoque Ontossemiótico. Conhecimento matemático de Pedreiro. Educação Matemática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos matemáticos manifestados por um operário da construção civil no labor de suas funções e no conhecimento das funções de suas ferramentas de trabalho. Apresenta-se um recorte de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada como procedimento na produção dos dados, o uso do gravador e do diário de campo como instrumentos dessa produção. Na análise, utiliza-se do modelo de uma Configuração Epistêmica, uma das ferramentas teórica do Enfoque Ontossemiótico da Cognição e Instrução Matemática (EOS), composta de seis elementos: Situação-Problema, Definições, Linguagem, Procedimentos, Proposições e Argumentos. O entrevistado foi um pedreiro, de 84 anos, da cidade de Nilo Peçanha-BA, que possui baixa escolaridade. A Configuração Epistêmica ajudou na compreensão, de forma esquematizada e organizada, dos conhecimentos desse operário. Considera-se, em consonância com o EOS, que a matemática é uma construção humana e, nesse contexto, percebeu-se que o entrevistado possui conhecimentos matemáticos adquiridos em sua prática laborativa e experiências ao longo da vida. Os resultados apontam que o entrevistado reconhece as funções de suas ferramentas de trabalho de acordo o uso que faz delas, revelando em alguns momentos a matemática incorporada a esse uso e as ferramentas. A pesquisa reconhece a importância dos conhecimentos matemáticos de operários da construção no desenvolvimento da sociedade e corrobora estudos que apontam a necessidade de trabalhar e utilizar tais conhecimentos nas escolas como forma de enriquecer os estudos da matemática e mostrar a sua aplicabilidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felippe Allan Osires Santos Lopes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Educação em Ciências e Matemática.

Tânia Cristina Rocha da Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Didática da Matemática. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ, PQ-2.

Vicenç Font, Universidade de Barcelona (UB)

Universidade de Barcelona (UB). Doutor em Filosofia e Ciências da Educação.

Referências

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 1. ed. São Paulo: Biruta, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

CAMPOS, M, A. Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento algébrico no 6º ano do ensino fundamental, 2019. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, 2019.

CASTRO, A. G.; FONSECA, J. C. M. Explorando a matemática na construção de casas de alvenarias. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, Pasto – Colômbia, v. 8, n. 1, p. 29-49, feb, 2015.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2014.

D’AMBROSIO, U. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP. p. 97-115, 1999.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Autêntica: Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

DUARTE, C. G. Etnomatemática, currículo e práticas sociais do “mundo da construção civil”. Educação Unisinos, Rio Grande do Sul, vol. 8 n. 15, p. 195-2015, jul/dez, 2004.

FONT, V.; GODINO, J. D. La noción de configuración epistémica como herramienta de análisis de textos matemáticos: su uso en la formación de professores. Educ. Mat. Pesqui., São Paulo, v. 8, n. 1, p. 67-98, 2006.

FIORENTINI, D.; LOREZEZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Ver. Campinas, SP: autores associados, 2012.

GODINO, J. D.; BATANERO, C. Significado institucional y personal de los objetos matemáticos. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, França, v. 14. n. 3. p. 325-355, 1994.

GODINO, J.; FONT, V. La noción de configuración epistémica como herramienta de análisis de textos matemáticos: su uso en la formación de profesores. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 67-98, 2006.

GODINO, J., BATANERO, C., FONT, V. Um enfoque ontossemiótico do conhecimento e a instrução matemática. In: Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v. 10, n. 2, jul./dez, 2008.

GODINO, J.; GIACOMONE, B.; BATANERO, C.; FONT, V. Enfoque Ontosemiótico de los Conocimientos y Competencias del Profesor de Matemáticas. Bolema, Rio Claro, v.31, n. 57, p. 90-113, abr, 2017.

GUSMÃO, T. C. R. S. Los procesos metacognitivos en la comprensión de las prácticas de los estudiantes cuando resuelven problemas matemáticos: una perspectiva ontossemiótica. 2006. Tese (Doutorado em Didáctica de las Matemáticas) – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Santiago de Compostela, España, 2006.

HALL, S. Cultura e representação. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.

MEZZAROBA, O; MONTEIRO, C. S. Manual de metodologia da pesquisa no direito. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

MICOTTI, M. C. O. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP. p. 153-167, 1999.

NUNES, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, F. A. O. S. A matemática de um operário da construção civil na perspectiva do enfoque ontossemiótico. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequié, 2020.

PAIS, L. C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H.; Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 26, p. 19-48, 2006.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SOUZA, F. B. R.; DINIZ, M. S. B.; SILVA. R. P. Conhecimentos matemáticos presentes na construção civil: um estudo com inspiração na etnomatemática. In: I Jornada de Estudos em Matemática. Marabá, 27-30, out, 2015.

VARIZO, Z. C. M. Os caminhos da didática e sua relação com a formação de professores de Matemática. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Lopes, F. A. O. S. ., Gusmão, T. C. R. da S., & Font, V. (2022). As funções das ferramentas de trabalho de um pedreiro: uma análise prática e matemática na perspectiva do Enfoque Ontossemiótico. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202229. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15895