“A educação do campo nas escolas, nos movimentos sociais e nas universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”: Editorial e homenagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/2763-6879/aeducacaodocamponasescolasnosmovimentossociaisenasuniversidades

Palavras-chave:

Educação do Campo, Movimentos Sociais, Universidade

Resumo

Os artigos constantes do I Dossiê Temático “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”, dialogam sobre o direito à educação e a práxis educativa nos movimentos sociais, comunidades, escolas e universidades. O objetivo é consolidar a Educação do Campo como direito e instrumento de luta social na direção de outro projeto histórico. As produções sinalizam que a Educação do Campo permanece germinando em distintos territórios e que muito se avançou na sua concepção e práxis. Contudo, os tempos são desafiantes. A perspectiva neoliberal das políticas em curso, os retrocessos que marcam a Educação nos últimos cinco anos, são desafios que colocam a Educação do Campo em uma trincheira permanente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Vergne de Morais Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993) e Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2000). Em 2009, na condição de Bolsista da CAPES, concluiu o Doutorado, na Universidade de Valencia (Espanha), vinculada ao Programa de Estudos Sociais e Políticos da Educação, do Departamento de História da Educação e Educação Comparada(Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, trabalhando principalmente com: educação contextualizada, educação do campo e diversidade, alfabetização e educação de jovens e adultos, arte-educação e educação ambiental.

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Pública Contemporânea e graduada em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia na qual é Professora Assistente no Campus VII- Senhor do Bonfim onde coordena o Curso de Especialização em Educação do Campo. Também coordenou o Colegiado de Curso de Pedagogia, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET); o sub-projeto "Repensando a organização do trabalho pedagógico nas escolas do Campo multisseriadas" do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UNEB/CAPES): O Projeto de extensão de formação continuada de professores do Campo - Conexões Camponesas, pelo Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da UNEB (CAECDT), através do grupo de pesquisa Educação do Campo Trabalho, Contra hegemonia e emancipação humana. É membro fundadora e articuladora da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública- REDAP e membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação- ANFOPE. pesquisadora nas áreas de Educação do Campo, Educação contextualizada no Semiárido; Escolas Multisseriadas; Educação e Desenvolvimento Territorial; Cultura Digital.

Maria do Socorro Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Campo. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFCG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1984), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco(2000) e Doutorado em Educação pela UFPE(2009). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica- NUPEFORP. Foi Coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo(2011-2015). Membro do Fórum Nacional da Educação do Campo e do Comitê Estadual de Educação do Campo da Paraíba. Membro da Rede de Educação Contextualizada do Semiárido e do Conselho Editorial do Caderno Multidisciplinar da RESAB e do Conselho Editorial Interterritorios da UFPE. Foi coordenadora Institucional do PIbid Diversidade da UFCG de 2013-2018. Atuação na educação popular realizando assessoria aos movimentos sociais e organizações comunitárias do campo,com as Escolas Famílias Agrícolas /UNEFAB e com a Escola Nacional de Formação ENFOC/CONTAG. Participa da Rede Latino-americana de Pesquisadores em Educação do Campo e da Cidade e Movimentos Sociais- Rede Pecss. Coordenadora do GT 26: Educação do Campo na Anped- 2018-2020. .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação Contextualizada , atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, políticas educacionais, processos educativos nos movimentos sociais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

Referências

COSTA, E. VITOR; RAMOS, M. D. P. A produção acadêmica sobre o currículo e a educação do campo. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202210v2, 17 out. 2022.

CRUZ, Q. S.; SANSÃO, W. V. DE S. A Pedagogia da Alternância e a Etnomatemática: um estudo de caso na Escola Família Agrícola Padre André - Correntina/BA. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202204v2, 17 out. 2022.

DA ROSA, S. S.; RODRIGUES, A. L. M.; DE OLIVEIRA, M. P. Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita: Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202201v2, 17 out. 2022.

FRAZÃO, J. S.; COSTA, M. C. DE S.; MEDEIROS, L. B. A produção acadêmica sobre o Pronera em cursos de pós-graduação no Brasil (2000-2018). Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202207v2, 17 out. 2022.

HAMMEL, A. C.; SILVA, R. S. DE M. Ensaios de uma nova forma escolar na educação do campo: experiência da Escola Itinerante Caminhos do Saber no Paraná . Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202208v2, 17 out. 2022.

LOPES, N. C.; VIEIRA, T. DA R. O curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFV: Tecendo trajetórias da Educação do Campo na universidade. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202209v2, 17 out. 2022.

LOPES, J. R.; SANTOS, R. B. Pedagogia da alternância no IFES – Campus Barra de São Francisco. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202211v2, 17 out. 2022.

MAGALHÃES, F. P.; SILVA, A. J. N. DA. Ensinar Matemática em Escola Família Agrícola – EFA: O que concebem sobre educação do campo e como se formam os seus professores?. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202206v2, 17 out. 2022.

NASCIMENTO, A. L. S.; CUNHA, A. R. B. DE A.; MENEZES, S. DOS S. V. DE. O fortalecimento da Pedagogia da Alternância no âmbito do Semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202203v2, 17 out. 2022.

SILVA, D. L. O. DA; GOMES, B. J. J.; RIOS, P. P. S. A relação dos Círculos de Cultura de educação popular com a educação do campo . Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202205v2, 17 out. 2022.

VERDÉRIO, A.; SANTOS, J. F. DOS. Encontros Universidade e Escolas do Campo: apontamentos sobre as práticas pedagógicas no contexto da reforma agrária e a formação de educadores do campo. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202202v2, 17 out. 2022.

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Oliveira, A. M. V. de M. ., Sena, I. P. F. de S. ., Gonçalves , M. E. S. ., Silva, M. do S. ., & Silva, A. J. N. da. (2022). “A educação do campo nas escolas, nos movimentos sociais e nas universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”: Editorial e homenagem. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202200v2. https://doi.org/10.47207/2763-6879/aeducacaodocamponasescolasnosmovimentossociaisenasuniversidades

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.