A produção acadêmica sobre o currículo e a educação do campo

Autores

Palavras-chave:

Currículo; Educação do campo; Diversidade.

Resumo

A trajetória da educação do campo não é linear. Após inúmeras pausas e percalços, nos anos 90, os movimentos sociais, organizações e universidades, voltam a se articular na luta pela educação de qualidade para o campo. Assim, o objetivo deste estudo é mapear a produção do conhecimento relacionada ao currículo e Educação do Campo na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações-BDTD. Para isso, realizou-se o Estado da Arte das pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a coleta de dados utilizou-se o método de busca simples por assunto com os descritores “currículo and educação do campo”, que foi extraída da literatura científica que embasou a pesquisa. Os dados foram coletados entre junho e julho de 2021, e o resultado inicial dessa coleta apontou a existência de 203 trabalhos publicados entre 2007 e 2020. Excluídos os trabalhos repetidos e que não estavam disponíveis para download, restaram 191 pesquisas, sendo 145 dissertações de mestrado e 46 teses de doutorado, após análises, com foco na leitura dos títulos e resumos restaram 92 pesquisas relacionadas com a discussão sobre currículo e Educação do Campo, compondo nossa amostra final. Nota-se certa convergência nos estudos abordados, que transitam entre a constituição da Educação do Campo como direito, suas contradições, a necessidade de desenvolver projetos e políticas públicas específicas para cada realidade rural, o papel do professor e de sua compreensão do campo e a importância de um currículo que contemple os princípios da Educação do Campo e a diversidade presente nesses espaços.

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Biografia do Autor

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

ossui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, (2008), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela Faculdade Católica de Ciência Econômicas da Bahia, FACEBA, (2010), especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, (2010), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014) e doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2020). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV - Jacobina-Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade-PPGED. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na prática pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura corporal, esporte, formação docente, prática educativa, condições de trabalho e políticas educacionais.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Costa, E. vitor, & Ramos, M. D. P. (2022). A produção acadêmica sobre o currículo e a educação do campo. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202210v2. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13949

Edição

Seção

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades