Anúncios

Chamada pública para Dossiê temático: Estratégias pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem Experiências exitosas – edição UPT

2025-08-13

O Programa Universidade Para Todos (UPT) é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, executada em parceria com Universidades Públicas, com o objetivo de fortalecer o acesso à educação superior para estudantes concluintes e egressas/os da rede pública estadual e municipal de ensino.

O programa oferece um curso pré-vestibular e preparatório para o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), com intuito de atender estudantes nos processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

As extensões que abrangem o território de Senhor do Bonfim são compostas por 19 turmas, compreendendo desde a área urbana do município de Senhor do Bonfim até áreas quilombolas e indígenas do território, como Quicé, Tijuaçu, Missão do Sahy e Laje dos Negros. Abrange também, municípios circunvizinhos como Campo Formoso, Ponto Novo, Filadélfia, Pindobaçu, Antônio Gonçalves, Jaguarari e Andorinha.

O programa oferta aulas de 11 componentes curriculares (Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História) de segunda a sexta-feira. As aulas são ministradas por monitoras/es que vivenciam à docência em sala de aula.

O UPT é um laboratório de experimentos didáticos que tem possibilitado a concretização do sonho de estudantes em ingressar na Universidade Pública.  Através das monitorias, a formação docente tem sido aprimorada enquanto espaço de vivência no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. 

Este portfólio será um espaço de trocas de saberes com sistematizações das experiências vivenciadas por monitoras/es, Gestoras/es e Coordenadoras pedagógicas ao longo dos anos de 2024 e 2025.

As submissões dos relatos de experiência serão aceitas até dia 30 de setembro de 2025.

Contamos com sua participação neste Dossiê UPT!!!!

 

Orientações para autor(es/as):

Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions

As submissões passarão por análise preliminar dos organizadores/editores quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site. 

 

Organizadoras:

Silvana Gomes Nunes - Professora do Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Saúde Pública (UCES), Mestre em Gestão e Tecnologia aplicada a Educação (UNEB), Coordenadora pedagógica do UPT 2024 e 2025.

Viviane Brás dos Santos - Professora na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VII Sr do Bonfim. Doutoranda em Educação - PPGED/UFS. Mestra em Educação, Cultura e Território Semiárido - PPGESA, UNEB. Pedagoga, especialista em Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Coordenadora pedagógica do UPT 2024 e 2025.

 

Simone Ferreira de Souza Wanderley - Professora na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VII Sr do Bonfim. Mestra em Educação pela Université Du Québec á Chicoutimi. Coordenadora Geral do Programa Universidade para Todos - UPT, no âmbito da UNEB.

 

CRONOGRAMA

Submissão na plataforma da revista: De 13 de agosto a 15 de outubro de 2025

Avaliação e editoração: De 16 de outubro até 10 de novembro de 2025

Revisão dos autores: De 11 de novembro até  24 de novembro de 2025

Publicação: Até 20 de dezembro de 2025

 

Saiba mais sobre Chamada pública para Dossiê temático: Estratégias pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem Experiências exitosas – edição UPT

Edição Atual

v. 5 n. 2 (2025): Resumos Expandidos do V Encontro de Biologia (EnBio) do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (Número Especial)
					Visualizar v. 5 n. 2 (2025): Resumos Expandidos do V Encontro de Biologia (EnBio) do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (Número Especial)

O V Encontro de Biologia do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia – V EnBio ocorreu no período de 04 a 06 de junho de 2024. O evento teve por finalidade reunir acadêmicos, docentes e pesquisadores nas áreas de Biologia, Ciências da Natureza, Educação do Campo, dentre outras áreas de estudo. Propiciou ações como palestras, minicursos, oficinas e exposição de artesanato de artistas locais. Houve também apresentação oral de trabalhos, incluindo a I Mostra de Materiais Didáticos de Ensino de Biologia e Concurso de Fotografia.
O tema escolhido para o V EnBio foi “Educação, Cultura e desenvolvimento sustentável no semiárido: desafios e perspectivas”. O principal objetivo foi abordar a importância da educação para o desenvolvimento sustentável: Único caminho para mudar a maneira pela qual as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável.
A relação entre educação, cultura e desenvolvimento sustentável no semiárido apresenta desafios significativos, mas também oferece diversas perspectivas promissoras para a região. O semiárido é uma área geográfica conhecida por suas condições climáticas áridas e semiáridas, que muitas vezes enfrenta problemas relacionados à escassez de recursos hídricos, pobreza e vulnerabilidade socioeconômica.
Nesse contexto, eventos que promovam a interseção entre educação, cultura e desenvolvimento sustentável são importantes na promoção do bem-estar das comunidades locais e na mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
A Educação promove o desenvolvimento e mudanças qualitativas no modo de vida das famílias, das instituições públicas e privadas, como também nos processos e nas estruturas produtivas dos diversos setores econômicos. E o fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas e, no universo corporativo, tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos. 

Comissão Organizadora

Rosana da Silva Peixoto (Coordenadora Geral) 

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus VII da UNEB. Coordenadora do Laboratório de Zoologia (LABZOO/Campus VII/ UNEB) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNEB).

Marileide Dias Saba

Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia. Docente do curso de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg) e dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus VII da UNEB. Coordenadora do Laboratório de Estudos Palinológicos (LAEP/ Campus VII/ UNEB). Líder do Grupo de Estudos Botânicos (GESBOT).

Valdira de Jesus Santos

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Docente do curso de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg) e dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus VII da UNEB. Coordenadora do Laboratório de Botânica (LABOT/Campus VII/ UNEB) e do Herbário da Universidade do Estado da Bahia (HUNEB/Senhor do Bonfim).

Marta Maria Oliveira de Santana

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Docente do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) e dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Bacharelado em Enfermagem do Campus VII da UNEB. Coordenadora do Laboratório de Saúde Animal (LASA/Senhor do Bonfim).

Comunicação e Divulgação

Luana Gabrielli Gonçalves Araújo; Ryan Estevam da Silva Lima; Bianca Layane Nunes Santos; Milena Eslane Gomes Sousa; Isabel Rosa de Oliveira Neta. 

Secretaria

Marayza Ribeiro dos Santos Vieira; Letícia dos Santos Souza; Rita Kailayne dos Santos Almeida; Augusto Oliveira Alves. 

Infraestrutura

Karina de Souza Miranda Soares; Marília de Azevedo Carneiro; Vanessa Jordão dos Santos; Kelly de Aquino Silva; Augusto Oliveira Alves. 

Sociocultural

Luanderson de Jesus Santos; Ana Caroline Moreira de Almeida; Adriana Pinto Brandão; Rainara Dantas Santos. 

Capa e Arte

Ryan Estevam da Silva Lima
Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus VII da UNEB

Publicado: 2025-04-11

Expediente

Ciências Biológicas - Fluxo Contínuo

Ver Todas as Edições

A Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), vinculada ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, cumpre com a função de divulgar trabalhos que têm como foco a formação de professores e professoras, nas diversas áreas dos cursos que compõe o departamento (Pedagogia, Matemática, Teatro e Ciências Biológicas), os processos de ensino e aprendizagem dessas ciências e as múltiplas questões envoltas ao contexto educacional. É foco deste periódico, também, as diversas práticas que contextualizam a formação e atuação profissional de Enfermeiros/as e Contadores/as. Vale destacar que a RevNUPE aceita manuscritos em Português, Inglês e Espanhol. A revista não cobra nenhuma taxa de processamento de artigos (Article Processing Charge - APC). 

O processo de avaliação adotado pela Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão é o duplo cego (Double-Blind Review). Será realizado por pareceristas com vínculo institucional diferente dos proponentes do texto. Caso haja alguma situação de conflito de interesse este deve ser informado aos editores no momento da submissão. Em caso de pareceres com resultados divergentes, o texto será enviado para um terceiro avaliador. 

A RevNUPE, desde a sua criação, adotou a publicação contínua (rolling pass). Os artigos, nesse processo, são publicados logo após sua aprovação e quando da realização da diagramação. Vale destacar que o Expediente definitivo, contendo o Sumário e o Editorial, somente será publicado no encerramento do volume.