Pedagogia da alternância no IFES – Campus Barra de São Francisco

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância; Educação do campo; Políticas públicas; Movimentos sociais.

Resumo

Este artigo aborda a viabilidade dos instrumentos didático-pedagógicos da alternância no IFES, Campus Barra de São Francisco. O objetivo é compreender a pedagogia da alternância e a educação do campo, numa possível articulação com as lutas dos movimentos sociais, no desenvolvimento das políticas públicas. Consultamos documentos produzidos pelo IFES, universidades, secretarias municipais de educação e movimentos sociais. Acreditamos que a presença do IFES na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e realidades do entorno, garantindo a qualidade da educação, das histórias de vida e memórias dos sujeitos, individuais e coletivos. Os resultados mostram que as políticas públicas educacionais, em diálogo com as populações do campo, são ainda muito insipientes. Por outro lado, entendemos que as interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância são reais. Nessa conjuntura, os movimentos sociais podem contribuir na organização da diversidade dos sujeitos camponeses.

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Biografia do Autor

Jean Rubyo Lopes, IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Docente no IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Ramofly Bicalho Santos, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente da UFRRJ. Formado em História e Pedagogia. Especialização em EJA. Mestrado e Doutorado em Educação (Unicamp). Docente do PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Área de atuação: Educação do Campo, Movimentos Sociais e EJA.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Lopes, J. R. ., & Santos, R. B. (2022). Pedagogia da alternância no IFES – Campus Barra de São Francisco. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202211v2. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13941

Edição

Seção

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades