“INDIGENOUS PLACE IS WHERE SHE WANTS!”: A STUDY WITH UNIVERSITY INDIGENOUS WOMEN.
um estudo com mulheres indígenas universitárias.
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p130-147Keywords:
indigenous woman, university, affirmative actionsAbstract
This article aims to problematize the presence of indigenous women in a federal university in southern Brazil. Through a narrative investigation, understood as the study of experience, we interviewed nine indigenous academics from different courses at IFES. We propose a discussion about the role that college education has played, as an ally in the struggle for the visibility of indigenous women, marginalized subjects from native village to academy. In addition to the possibility of equal opportunities, affirmative actions result in university qualification not only for the indigenous cause, but also for returning to the native villages. At the same time, being at the university implies indigenous students resist not only their reality in the native communities, but at the university as well.
Downloads
References
AMANTE, Vandreza. 43 Mulheres indígenas do Brasil e da América Latina para se inspirar. Catarinas. 22 de junho de 2019. Disponível em: <https://catarinas.info/43-mulheres-indigenas-do-brasil-e-da-america-latina-para-se-inspirar/>. Acesso em: 5 jun. 2021.
ATHAYDE, Fernando Luís; BRAND, Antônio Jacó. A Inserção De Indígenas No Ensino Superior Público: O Que Dizem Esses Sujeitos? III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade, 2009. Disponível em: <http://flacso.org.br/?publication-type=artigos&paged=63>. Acesso em: 20 abr. 2018.
BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Ministério da Educação. Brasília, 2006. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154565por.pdf>. Acesso em: abr. 2017.
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; KURROSCHI, Andreia Rosa. Estudantes Indígenas no Ensino Superior: o Programa de Acesso e Permanência na UFRGS. Políticas Educativas, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/viewFile/-45654/28834>. Acesso em 10 abr. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Gráfica do Senado, 1988.
BRUM, Ceres; JESUS, Suzana. Mito, diversidade cultural e educação: notas sobre a invisibilidade Guarani no Rio Grande do Sul e algumas estratégias nativas de superação. Horizontes Antropológicos (Online), v. 21, p. 201-227, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ha/a/JNCg4MjRwrKFtZxCfRmjwNC/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 28 jun. 2021.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: Editora UFU, 2015.
COLLING, Ana Maria; TEDESCHI Losandro Antonio (Orgs). Mulheres Kaiowá e Guarani: expressões. Dourados: Ed. UFGD, 2018. Disponível em: <https://files.ufgd.-edu.br/arquivos/arquivos/78/CONTRATACOES/Ag%C3%AAncia%20de%20Publicidade/PAG%202970%20%205.0.Mulheres%20Kaiowa.L.T.06.08.18.Triunfal.colofon.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.
DOMÍNGUEZ, Daniel; LOZANO, Consuelo. Género, sexualidad y cuerpo. Campo juvenil y jóvenes universitarios indígenas de San Luis Potosí, México. Cuicuilco Revista de Ciencias Antropológicas, v. 22, n. 62, p. 121–148. 2015. Disponível em: <https://revistas.inah.gob.mx/index.php/cuicuilco/article/view/6206>. Acesso em: 30 abr. 2019.
FAUSTINO, Rosângela; NOVAK, Simone; LANÇA, Vanessa. Educação, trabalho e gênero na sociedade indígena: estudo sobre os Kaingang de Faxinal no Paraná. Revista Emancipação, 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.-php/emancipacao/article/view/Emancipacao.v.10i1.341350>. Acesso em: 15 mai. 2019.
GUALA, Lourdes. Género y sustentabilidad: nuevos conceptos para el movimiento indígena. Polis – Revista Latinoamericana, p. 1-13, 2004. Disponível em: <http://journals.openedition.org/polis/7284>. Acesso em: 30 abr. 2019.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. A identidade cultural na pós-modernidade. 7a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
JESUS, Suzana; TASSINARI, Antonella; ALMEIDA, José; IORIS, Edwiges. Presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas - PAA/UFSC. Século XXI - Revista de Ciências Sociais, v. 3, p. 213-236, 2013. Disponível em: <https://periodicos.-ufsm.br/seculoxxi/article/viewFile/11226/pdf>. Acesso em: 11 mai. 2021.
JESUS, Suzana. As crianças, as culturas e a universidade: notas sobre infância e maternagem no ensino superior. In: SILVA, Fabiane; BONETTI, Aline (Orgs). Gênero, diferença e direitos humanos: é preciso esperançar em tempos hostis. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2020.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27,jul./dez. 2011. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444>. Acesso em: 14 jun. 2022.
MELO, Clarissa; ANTUNES, Eunice Kerexu Yxapyry. Ser mulher e acadêmica Guarani: corporalidade e espaços de circulação. In: SILVEIRA, Nádia Heusi; MELO, Clarissa Rocha de; JESUS, Suzana Cavalheiro de (Orgs.) Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
MELLO, Dilma; MURPHY, Shaun; CLANDININ, Jean. Introduzindo a investigação narrativa nos contextos de nossas vidas: uma conversa sobre nosso trabalho como investigadores narrativos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, n. 03, p. 565-583, set/dez. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3006>. Acesso em: 14 jun. 2022.
OLIVEN, Arabela. Ações afirmativas, relações raciais e política de cotas nas universidades: Uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil os Estados Unidos e o Brasil. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 1, v. 61, p. 29-51, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/pucrs_artigo_2007_ACOliven.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2020.
SANTOS, Augusto. Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani). 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://www.academia.edu/16961130/GEA_Rede_de_Saberes_Politicas-_de_Acao_Afirmativa?email_work_card=view-paper>. Acesso em: 5 jun. 2021.
SCOTT, Joan W. A Invisibilidade da Experiência. Projeto História: Revista Do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 16, p. 297-325, jan-fev. 1998. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11183/8194>. Acesso em: 15 ago. 2022.
SEGATO, Rita Laura. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial. e-cadernos CES, Epistemologias feministas: ao encontro da crítica radical, n. 18, p. 106-131, dezembro 2012. Disponível em: <https://journals.openedition.org/eces/1533>. Acesso em: 15 ago. 2022.
SIMÕES, Rodrigo. Participação indígena no Ensino Superior aumenta mais de 500% em seis anos; mulheres são a maioria. Quero bolsa, 2019. Disponível em: <https://www.fundacred.org.br/site/2019/12/20/ingresso-de-mulheres-indigenas-nas-universidades-cresce-620-desde-2009/>. Acesso em: 21 mai. 2020.
TASSINARI, Antonella. Diálogos com os Guarani: articulando compreensões antropológicas e indígenas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Karina Molina, Paula Regina Costa Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017