Aprendizagem Matemática por meio da Componente Curricular Desenho Geométrico: algumas considerações tangíveis

Palavras-chave: Matemática. Desenho Geométrico. Aprendizagens. Mediações.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca de estudos envolvendo os componentes curriculares Desenho Geométrico e Matemática a partir das atividades docentes num contexto acadêmico em sala de aula com licenciandos em Matemática. A pesquisa configura-se como bibliográfica e de campo. Os dados foram analisados por meio da leitura de bibliografias específicas, observações e dos depoimentos dos licenciandos. Os resultados iniciais apresentaram percepções relevantes para efetivação dos estudos, apesar dos licenciandos pesquisados terem evidenciado inicialmente interlocuções limitadas entre as componentes curriculares citadas. Concluiu-se que, mediante os estudos a respeito da aprendizagem Matemática por intermédio do Desenho Geométrico, que é possível dinamizar, motivar e envolver muito mais os licenciandos, entendendo-se tais articulações entre as componentes mencionadas como motivação, ponto de partida, suporte e estímulos para os licenciandos, sobretudo, no que tange ao conhecimento matemático, com uma tessitura mais dinâmica, ativa e prazerosa, mesmo com a necessidade de ajustes e melhorias ao longo do processo, que se entende, como natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Correia da Conceição, Universidade do Estado da Bahia e Faculdade Santíssimo Sacramento

Possui graduação em Licenciatura Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1987), Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO -1996), Especialista em Artes (SEC - IAT - BA - 1998). mestrado em Ciências da Educação - Universidad Autônoma de Asuncion - UAA (2007) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC (2010), curso reconhecido pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordena projeto extensionista - Geometria e Artes Visuais: uma possibilidade lúdica para pessoas da terceira idade - UATI - Campus II. Docente Aposentado do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Baiano e Litoral Norte - CETEP/LNAB; Atuações - Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S; Universidade do Estado da Bahia - UNEB - DCET - CAMPUS II. Áreas de atuação: Artes Visuais, Desenho Geométrico, Desenho Técnico, Geometria Descritiva, Ludicidade e Educação, Artes e Educação, Artes e Cultura Popular, História da Arte. Atuação Ensino Superior: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bacharelado em Engenharia de Produção, Pós - graduações. Ensino Médio/Cursos Técnicos - Edificações, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho

 

 

Referências

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas – SP: Papirus, 1993.

CIFUENTES, José C. Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n.46, p.55-72, 2005.

COSTA, E. A. S; Analisando algumas potencialidades pedagógicas da história da matemática no ensino e aprendizagem da disciplina desenho geométrico por meio da teoria fundamentada. (242 fls); Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

GIL, António Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HELBEL. Ana Paula Tomazini. Matemática e Arte: possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor - Produções didático-pedagógicas – Cadernos PDE, 2013.

JORGE, Sonia. Desenho Geométrico: Ideias e imagens. São Paulo, SP: Saraiva, 1998.

MARMO, C.; MARMO, N. Desenho Geométrico. Rio de Janeiro, RJ: Scipione, 1994.

QUEIROZ, J. C. S., A Geometria e o Desenho Geométrico nas escolas do Brasil do século XX. X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação. Matemática, Cultura e Diversidade, Salvador – BA, 2010.

RAYMUNDO, M. F. S. M. Construção de conceitos geométricos: investigando a importância do ensino do desenho geométrico nos anos finais do ensino fundamental; (120 fls); Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Vassouras, RJ: Universidade Severino Sombra, 2010.

SILVA, C. I. D. N. Proposta de aprendizagem sobre a importância do desenho geométrico e da geometria descritiva; (102 fls); Dissertação de Mestrado. Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2006.

SOARES, J. F., FARIAS, A. A., CESAR, C.C. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan S.A., 1991, p. 235.

ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. (211 fls); Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

Publicado
2020-08-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 117
  • PDF (PORTUGUÊS) downloads: 36
Como Citar
da Conceição, J. C. (2020). Aprendizagem Matemática por meio da Componente Curricular Desenho Geométrico: algumas considerações tangíveis. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202007. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9095