Challenges and mistress in academic education: narratives of a physical education teacher with physical disability

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1142

Keywords:

Physical disability, Teaching narrative, Physical education

Abstract

This work aims to know and reflect on the mishaps and challenges of a physical education teacher, with physical disabilities, in the training trajectory. She intends to lay bare facts that were perhaps doomed to mildew on some forgotten shelves in her life story. The investigation presented here is linked to the Center for Studies and Research on Practices in Literacy and Inclusion in Education (NEPPAI/CNPQ-UFOP). The methodology is based on narrative research. The analysis of the information is based on a generating question. From the analysis of the information, the following categories emerged: the “normal” body and the body with physical disabilities; accessibility and (in)exclusion; ableism. Through the research collaborating teacher's narrative, it was observed that she faced accessibility problems to places that should be designed for everyone. It was possible to identify perceptions crossed by prejudice, mainly with regard to ableism. It was noticed that the body of people with disabilities is seen as “abnormal” in the eyes of the teacher. The experience narrated from this research revealed important experiences present in the academic formation of a person with physical disabilities. This fact can contribute to thinking about a more just and inclusive society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabrício de Paula santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Conselheiro Lafaiete. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (Neppai), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao PPGE da UFOP.

Marco Antônio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências da Saúde com ênfase em Saúde da criança e do adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (Neppai),  certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe/CNPq). Coordenador do OIIIIPe-UFOP. Membro do Núcleo de Estudos Sociedade, Família Escola (Nesfe/CNPq). 

Regina Magna Bonifácio Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Gepejai). Coordenadora da série de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Coleção Docência em Formação, da Editora Cortez.

References

BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 dez. 2004. Seção 1, p. 2

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, jul. 2015.

CARNIEL, Fagner; MELLO, Anahí Guedes de. Quem escreve pela deficiência no pensamento social brasileiro? Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 11, n. 2, p. 490-505, maio-ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2316-1329.2021001. Acesso em: 10 de Janeiro de 2022.

COURTINE, Jean. Jacques. O Corpo Anormal – História e Antropologia culturais da deformidade. In: Corbin, Alain; Courtine, Jean-Jacques; Vigarello, Georges (org.) História do Corpo – As Mutações do Olhar: O Século XX – volume 3. Tradução e revisão: Alves, Ephraim Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 253-240.

DA SILVA SOUSA, M. G.; DE OLIVEIRA CABRAL, C. L. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, [S. l.], v. 33, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em: 5 jan. 2022.

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2012.

FERREIRA, Paloma Bessa et al. Comparação entre as condições de acessibilidade e inclusão social de 25 instituições públicas de ensino superior e um estudo de caso na UFTM. Cadernos CIMEAC, v. 11, n. 2, p. 121-149, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.4929. Acesso em: 3 jan. 2022.

GAUDENZI, Paula e ORTEGA, Francisco. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2016, v. 21, n. 10. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.16642016. Acesso em: 19 jan. 2022.

GOELLNER, Silvana. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diferença. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 71-83, mar. 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/105085. Acesso em: 10 jan. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (Inep). Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística – 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apres entacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 2 jan. 2022.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 90-113.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed. 4. reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

LOPES, Julia da Fonseca; BECK, Dinah Quesada. “Esse negócio de padrão é muito retrógrado”: o corpo como superfície de inúmeras interpretações. Revista Teias, [S.l.], v. 22, n. 65, p. 431-446, maio 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/50738. Acesso em: 20 jan. 2022.

LUDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUSTOSA, Francisca. Geny.; RIBEIRO, Disneylândia. Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1523–1537, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13825. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13825. Acesso em: 14 nov. 2021.

MARQUES GARCIA, R. Corpos estigmatizados na Educação Física: distanciamentos e aproximações de um reconhecimento legítimo. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 01–09, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12557. Acesso em: 16 jan. 2022.

MELLO, Anahi Guedes. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência e Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3265-3276, out. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.07792016. Acesso em: 10 jan. 2022.

PACHECO, Dalmer. Freak e a exclusão social. Revista apontamentos midiáticos. Alagoas. V. 3, n. 3, 2011. Disponível em: http://www.ichca.ufal.br/grupopesquisa/intermidia/resumos/resumo_dalmerpacheco.htm. Acesso em: 5 jan. 2022.

PEREIRA, Ray. Anatomia da diferença: normalidade, deficiência e outras invenções. São Paulo: Casa do psicólogo, 2008.

PESSOA, Sônia Caldas. Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. Belo Horizonte: PPGCOM, 2018.

SANTOS, Fabrício de Paula. A educação física além da prática: o deficiente físico como personal training. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos) – PPGECC, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2019.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39 jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285. Acesso em: 15 jan. 2022.

VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. In: III Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos. Anais...Sofia: Entre o saber e o não saber nos processos artísticos e culturais. Memória, experiência e invenção, UNICAMP, Campinas, p.16-25, ago. 2019. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389/4393. Acesso em: 1 jan. 2022.

Published

2023-12-26

How to Cite

SANTOS, F. de P.; FRANCO, M. A. M.; ARAÚJO, R. M. B. Challenges and mistress in academic education: narratives of a physical education teacher with physical disability. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1142, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1142. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13566. Acesso em: 18 may. 2024.