EXERCÍCIO DE INTIMIDADE: UMA APROXIMAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE SI

Auteurs-es

  • Ana Chrystina Venancio Mignot Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p237-246

Mots-clés :

Escrita infantil, Cartas, Escrita autobiográfica

Résumé

Diferentemente do que se imagina, as crianças escreveram sobre si mesmas em agendas, diários e cartas que, ainda, não mereceram suficiente atenção para a guarda e investigação, uma vez que não se valorizava o universo não adulto. Publicações, eventos acadêmicos e exposições sobre a escrita infantil expressam uma inflexão na historiografia e historiografia da educação. Entendendo que uma primeira aproximação com o universo infantil, a partir da escrita, remete de imediato à compreensão de que há uma diferença entre escrever sobre a infância e escrever na infância, este artigo volta-se para as cartas escritas por crianças. Para tanto, elege três estudos, no âmbito da historiografia da educação, sobre a aprendizagem e exercício dessa escrita autobiográfica no espaço doméstico, no exílio e no espaço escolar, o que permite interrogar sobre a centralidade que a escrita de cartas teve na aprendizagem dos códigos de civilidade, no autoconhecimento, na formação moral e na internalização de normas gramaticais. Em diálogo com historiadores da educação que têm produzido uma reflexão sobre a escrita infantil, a interpretação aqui tecida indica que, longe de serem escritas livres, as cartas analisadas não estão imunes ao controle dos adultos e trazem, ainda que invisíveis, as marcas dos pais, preceptores e professores que incentivam, aplaudem, corrigem. Defende-se, por fim, ser preciso sensibilizar o poder público sobre a imperiosa necessidade de estabelecer uma política de preservação das escritas infantis, em especial as das escolas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Chrystina Venancio Mignot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do CNPq. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Procientista (FAPERJ/UERJ).

Références

AGUIAR, Jaqueline Vieira. Mulheres educadas para governar: o cotidiano das lições nas cartas das princesas Isabel e Leopoldina. 2012. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ, 2012.

ALEIXO, Maria Isabel Pereira; ALVES, Maria do Céu. Epístolas infantis: fragmentos emergentes do quotidiano rural no tempo escolar (1955-1958). In. CASTILLO GÓMEZ, Antonio (Dir.); SIERRA BLÁS, Verónica (Ed.). Mis primeros pasos: alfabetizacion, escuela y usos cotidianos de la escritura (siglos XIX y XX). Gijon: Ediciones Trea, 2008. p. 455-476.

ANTONELLI, Quinto; BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine. Testi infantili tra passato e presente. Roma: Laterza, 1993.

ARIAS CARRASCOSA, Miguel Angel; GARNACHO GÓMEZ, Ignácio. Los cuadernos escolares. In: SIERRA BLAS, Verónica; MARTINEZ, Laura; MONTEAGUDO, José Ignácio (Org.). Esos papeles tan llenos de vida... Materiales para el estudio y edición de documentos personales. Girona: CCG Ediciones, 2009.

BECCHI, Egle. Una bambina scrive delle sciocchezze: i cahiers de betizes di Maria Bonaparte. In: ANTONELLI, Quinto; BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine. Testi infantili tra passato e presente. Roma: Laterza, 1995. p. 97-121.

CASTILLO GÓMEZ, Antonio (Dir.); SIERRA BLÁS, Verónica (Ed.). Mis primeros pasos: alfabetizacion, escuela y usos cotidianos de la escritura (siglos XIX y XX). Gijon: Ediciones Trea, 2008.

DAUPHIN, Cécile; POUBLAIN, Daniele. Maneiras de escrever, maneiras de viver: cartas familiares no século XIX. In: BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Destinos das letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo, RS: EDUPF, 2002. p. 75-87.

JULIA, Dominique. Documenti della scrittura infantile in Francia. In: ANTONELLI, Quinto; BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine. Testi infantili tra passato e presente. Roma: Laterza, 1993. p. 5-24.

LACERDA, Lilian. Álbum de leitura: memórias de vida, histórias de leitoras. São Paulo: Unesp, 2003.

MACIEL, Francisca Isabel. Cartas pedagógicas: fragmentos de um discurso. In: BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (Org.). Destinos das letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo, RS: UPF, 2002. p. 205-216.

MEDA, Juri; MONTINO, Davide; SANI, Roberto (Org.). School exercise books: a complex source for a history of the approach to schooling and education in the 19th and 20th centuries. Firenze: Edizioni Polistampa, 2010.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

MONTINO, Davide. As crianças e a escrita de si: ocasiões, limites e ambiguidades da autobiografia infantil na contemporaneidade. In: PASSEGI, Maria da Conceição (Org.). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal, RN: EdUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 113-130.

NEVES, Margarida de Souza. Paisagens secretas; memórias da infância. In: NEVES, Margarida de Souza; LÔBO, Yolanda Lima; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Cecília Meireles: a poética da educação. Rio de Janeiro: Editora PUC/Loyola, 2001. p. 23-40.

PERES, Eliane; ALVES, António Mauricio Medeiros (Org.). Cartas de professor@s, cartas a professor@s. Escrita epistolar e educação. Porto Alegre: Redes, 2009.

SIERRA BLAS, Verónica; MARTÍNEZ MARTÍN, Laura; MONTEAGUDO, José Ignácio (Ed.). Esos papeles tan llenos de vida... Materiales para el estudio y edición de documentos personales. Girona: CGC Edicions, 2009.

SIERRA BLAS, Verónica. Palabras huérfanas: los niños y la Guerra Civil. Madrid: Taurus, 2009.

______. Aprender a escribir cartas: los manuales epistolares em la España contemporánea (1927-1945). Gijón: Ediciones Trea, 2003.

VIANA, Maria José Motta. Do sótão à vitrine – memórias de mulheres. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.

VIÑAO, Antonio. Las autobiografias, memórias y diarios como fuente histórico-educativa: tipología y usos. In: Teias – Revista da Faculdade de Educação da UERJ, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 82-97, 2000.

______. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-34.

______. La memoria escolar: restos y huellas, recuerdos y olvidos. In: Annali di storia dell’educazione e delle istituzioni scolastiche, Brescia, n. 12, p. 19-34, 2005.

Publié-e

2019-10-16

Comment citer

MIGNOT, A. C. V. EXERCÍCIO DE INTIMIDADE: UMA APROXIMAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE SI. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 237–246, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p237-246. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7453. Acesso em: 19 mai. 2024.