Perspectivas da Internacionalização

uma análise a partir dos pressupostos epistemológicos

Auteurs-es

Mots-clés :

Internacionalização da educação, Educação superior, Epistemologia, Revisão de literatura

Résumé

A garantia da qualidade na educação superior atrela-se, inevitavelmente à busca pelas melhores posições nos rankings acadêmicos. Neste contexto a internacionalização adquire centralidade, sendo posta como um dos indicadores de excelência mais valorizados. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as perspectivas da internacionalização da educação superior a partir dos pressupostos epistemológicos presentes na literatura. Buscou-se, na plataforma SCIELO, os descritores “Epistemologias da Internacionalização”, “Internacionalização da Educação Superior”, “Tendências Epistemológicas” e “Vertentes Epistemológicas”. Foram evidenciadas duas perspectivas: uma voltada para o intercâmbio acadêmico, com resquícios do período colonial, e uma outra com contribuições para a formação integral, numa perspectiva decolonial. Sugere-se, que a criação de redes entre os países do Sul global, pode vir a contribuir para o fortalecimento de uma internacionalização solidária e intercultural.

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Bibliographies de l'auteur-e

Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016). Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior.

Marcia Regina Selpa Heinzle , Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior.

Maria Elizabeth da Costa Gama, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atuou como coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (2014-2018). Fez parte da Comissão responsável pela elaboração da Política de Internacionalização na Univali aprovada em 2016. Ministra cursos e workshops sobre internacionalização de Currículos-IoC, Internacionalização no Campus-IaH, Intercultural Communication e Inglês como meio de Instrução(EMI), suas principais áreas de estudo.

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AUTOR (2023). Removido para avaliação cega.

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Fichiers supplémentaires

Publié-e

2024-03-26

Comment citer

CIPRIANI, A.; REGINA SELPA HEINZLE , M.; ELIZABETH DA COSTA GAMA, M. Perspectivas da Internacionalização: uma análise a partir dos pressupostos epistemológicos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 137–150, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18342. Acesso em: 13 mai. 2024.