TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Jacques Jules Sonneville Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%25p

Resumen

Em seus aspectos teoricos, a questão da relação entre teoria e prática, no curso de pedagogia, já foi amplamente estudada. É um tema central nas propostas curriculares, cujos pressupostos teóricos, em resumo, rejeitam categoricamente a visão dicotômica, em todas as suas formas (dissociativa, associativa ou positivo-tecnológica), e afirmam a unidade indissolúvel entre os dois polos distintos e interdependentes, caracterizada por uma relação simultãnea e recipróca, e assentada sobre as seguintes premissas: 1) a teoria tem na prática, ao memsmo tempo, sua fonte e sua meta; 2) por sua vez, a prática deve ser enendida como uma atividade consciente e transformadora da realidade social. Destemodo, teoria e prática são dois componentes da "práxis", entendida como "atividade  teoríco-prática, ou seja, tem um lado ideal, teorico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacques Jules Sonneville, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia - Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (1958), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983) e Doutorado em Teologia - Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (1965). Atualmente é professor visitante da Universidade do Estado da Bahia, no PPGEduC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia da Pesquisa Educacional, atuando atualmente na área de Educação e Formação do educador. Desde 1992 é o Editor Executivo da Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador - ISSN 0104-7043.

Cómo citar

SONNEVILLE, J. J. TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/656. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Temáticos