O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E A REPERCUSSÃO DOS RELATÓRIOS CRÍTICOREFLEXIVOS À LUZ DE PAULO FREIRE

Autores/as

  • Bento Selau Universidade Federal do Pampa
  • Lúcio Jorge Hammes Universidade Federal do Pampa
  • Silvana Maria Gritti Universidade Federal do Pampa.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p137-151

Palabras clave:

Educação, Conceitos freireanos, Intervenção pedagógica

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar as repercussões da execução dos Relatórios Crítico-Reflexivos, construídos no âmbito da modalidade de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/UNIPAMPA), à luz de conceitos freireanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental. Coletaram-se, aleatoriamente, oito trabalhos de conclusão de curso e os dados foram trabalhados pela análise textual discursiva. As repercussões evidenciam a proximidade das categorias freireanas, estabelecendo um diálogo fecundo entre a teoria e a prática, construindo alternativas e afirmando uma autonomia que não é concedida e nem tutelada, mas que se constrói no fazer-se. Os resultados apontam que a metodologia da pesquisa no PPGEdu apresenta desafios, tensionamentos e ensinamentos em relação às metodologias historicamente construídas e socialmente legitimadas, pois se constata o envolvimento do pesquisador e o protagonismo dos sujeitos participantes.

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Biografía del autor/a

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e
Defectologia de Vygotski.

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura Escolar, Práticas Pedagógicas e Formação
de Professores .

Silvana Maria Gritti, Universidade Federal do Pampa.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Federal do Pampa. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal do Pampa. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura Escolar, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

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Publicado

2018-04-02

Cómo citar

SELAU, B.; HAMMES, L. J.; GRITTI, S. M. O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E A REPERCUSSÃO DOS RELATÓRIOS CRÍTICOREFLEXIVOS À LUZ DE PAULO FREIRE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 47, p. 137–151, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p137-151. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4576. Acesso em: 16 may. 2024.