Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.

Autores/as

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Palabras clave:

Formação de professores, Tecnologias da informação e comunicação, lingua inglesa - aprendizagem

Resumen

A abordagem construcionista tem fundamentadoa realização de pesquisas acerca das tecnologias dainformação e comunicação (TIC) como ferramentaspedagógicas potencializadoras do processo de construçãode conhecimento. Diante disso, esta pesquisaenfoca a formação continuada de um grupo de professoresde inglês para o uso pedagógico da Internet.Formulou-se a seguinte questão problematizadora: Épossível criar um espaço colaborativo para professoresde Língua Inglesa para o estudo e a pesquisa das potencialidades da Internet no ensino e na aprendizagem desse idioma? Implementou-se um curso deextensão para professores de inglês da rede públicade ensino da cidade de Cascavel, no Paraná. Foram realizadas ações pedagógicas (presencial e a distância)para o estudo, a pesquisa, a análise e a reflexão de 17professores sobre as limitações e as possibilidades de construção de conhecimento por meio da ferramentaInternet. Os dados da pesquisa revelaram que o conhecimento(operacional e pedagógico) dos professores éinsuficiente para promover mudança na prática como uso da Internet como ferramenta de aprendizagem.Revelam ainda dois grupos de professores: o primeiro apresentou maior resistência em refletir sobre a prática e incorporar a Internet como ferramenta pedagógica.

O segundo, no entanto, apresentou maior reflexão e interesse em vislumbrar práticas inovadoras para a aprendizagem de Inglês com a Internet. Por fim, a pesquisa possibilitou a criação de um espaço formativo em que os professores participaram de estudos,práticas e reflexões acerca do uso da Internet como ferramenta de aprendizagem de inglês.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Letras Português e Inglês pela UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) atua como professora colaboradora no Curso de Pedagogia nessa mesma universidade.

Publicado

2013-08-12

Cómo citar

BALADELI, A. P. D. Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/408. Acesso em: 17 may. 2024.