v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Editorial

  • EDITORIAL

    Tânia Regina Dantas, Liége Maria Sitja Fornari
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p

Apresentação

  • Educação e ruralidades:

    Elizeu Clementino Souza
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p

Artigos Temáticos

  • Abertura das práticas da intenvenção social ao território um dispositivo de pesquisa e formação

    Izabel Galvão, Christine Delory-Momberger, Jean-Claude Bourguignon, Jean-Jacques Schaller
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • “Biografização” como competência-chave na modernidade

    Peter Alheit
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Nuevas formasde organización colectiva y producción de saber pedagógico: la red de formación docente y narrativas pedagógicas

    Daniel H. Suárez, Agustina Argnani
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Uma obra referência para professores rurais:escola primária rural

    Dóris Bittencourt Almeida
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Naturaleza, ruralidade y educación en Célestin Freinet

    José González Monteagudo
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Can el invernadero aprendimos todos... aprendimos todo: conocimientos y prácticas sociales de jóvens rurales

    Ana Padower
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Unas maestras que dejaron huella: rastreando en la memória de las maestras rurales

    Teresa González Pérez
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Histórias de vida de professoras rurais: apontamentos sobre questões históricas e políticas de formação

    Lúcia Gracia Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)

    Luciane Sgarbi Grazziotin
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola.

    Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola

    Catarina Malheiros Silva
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Sujeitos, instituições e práticas pedagógicas: tecendo as multiplas redes da educação rural na Bahia

    Elizeu Clementino de Souza, Fabio Josué Souza dos Santos, Ana Sueli teixeira de Pinho, Sandra Regina Magalhães de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • O ensino rural e a atuação do intelectual Acrísio Cruz

    Miguel André Berger
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Educação rural: retomando algumas questões

    Zeila Brito Fabri Demartini
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Educação do campo, escolas, ruralidades e o projeto do PNE

    Maria Antonia Souza, Patrícia Correia de Paula Marcoccia
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Da educação rural à educação do campo: revisão crítica

    Mary Rangel, Rosângela Branca Carmo
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • Uma obra referência para professores rurais escola primária rural

    Dóris Bittencourt Almeida
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p

Estudos

  • A modernidade pedagógica no discurso jurídico: a normalização das populações infantis

    Cynthia Pereira Sousa
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
  • (Pós)modernidade e processos formativos: a saudável (in)consistência dos Castelos de areia

    Maria Cristina Cardoso Ribas
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p

Teses e Dissertações