Masculinidades Suaves no K-Drama Hello, My Twenties!

Autores

  • Carin Klein Ulbra
  • Justina Bechi Robaski Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p82-96

Palavras-chave:

Juventudes, masculinidades, Gênero, Estudos culturais, k-dramas

Resumo

O artigo insere-se na perspectiva teórica dos Estudos Culturais e de Gênero e analisa o modo pelo qual o k-drama Hello, My Twenties! veicula representações de masculinidades juvenis. A metodologia associa-se à etnografia de tela, visibilizando e problematizando imagens, observando, assim, manifestações de masculinidades a partir de produtos culturais da Coreia do Sul. Atentamos para os comportamentos, as características e os sentimentos que os jovens devem incorporar enquanto sujeitos de gênero, possibilitando-nos não apenas pluralizar as compreensões da juventude contemporânea, mas ampliar o entendimento de que as instituições e os diferentes locais da cultura veiculam pedagogias. Pela análise, a masculinidade “suave” apresenta sentidos ligados ao feminino, mas que não contestam a vivência da heterossexualidade. Entendemos que o artefato possibilita pensar em modos possíveis e plurais de ser homem e viver a masculinidade, ligados à diversidade de interesses de uma sociedade.

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Biografia do Autor

Carin Klein, Ulbra

É pedagoga pela Universidade La Salle (1990), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora do Curso de Pedagogia, pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA) na área de concentração dos Estudos Culturais em Educação, onde está inserida na linha de pesquisa Infâncias, Juventudes e Espaços Educativos. Além disso, participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA, à UFRGS e à UNISINOS, investindo na discussão de temas que envolvem políticas públicas, educação e(m) saúde, infâncias, juventudes, docências e gênero. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Justina Bechi Robaski, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Faculdade Integrada São Judas Tadeu (1995), Especialização em Gestão de Pessoas no Ambiente Organizacional pela FTC/Salvador (2012) e Mestrado Em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil, na área de concentração os Estudos Culturais em Educação (2019). Servidora do IFRS desde 2010, nomeada como Administradora. Possui experiência profissional nas áreas: Comercial, Financeira e Recursos Humano. Atualmente, dedica-se à pesquisa acerca das juventudes, pedagogias culturais e educação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

KLEIN, C.; ROBASKI, J. B. Masculinidades Suaves no K-Drama Hello, My Twenties!. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 82–96, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p82-96. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17659. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72