Educação Permanente,Intervenções e Desenvolvimentos no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p32-48

Palavras-chave:

Educação; Educação como humanização; Educação de Adultos

Resumo

A partir de uma abordagem teórica sobre educação permanente, que reconhece a multiplicidade dos contextos educativos, a diversidade dos públicos, de metodologias e a valorização das aprendizagens, pretende-se refletir sobre a importância da mesma para o desenvolvimento integral dos indivíduos, designadamente daqueles que se encontram em formação no ensino superior.Em termos metodológicos, a pesquisa assume-se como um estudo de caso, decaracterísticas interpretativas, com o objetivo de descrever e refletir sobre projetos e práticas de intervenção socioeducativa e cultural dinamizadas por docentes e estudantes, no âmbito da oferta formativa de uma instituição pública portuguesa de ensino superior, o Instituto Politécnico de Leiria. As experiências apresentadas levam-nos a evidenciar a importância que uma abordagem centrada na educação de natureza integradora e permanente tem para a construção de uma sociedade que se pretende para todos. Conclui-se,também, que o recurso a metodologias reflexivas e práticas de intervenção holísticas pode contribuir para o bem-estar dos indivíduos e das comunidades.

Palavras-chave: Educação; Educação como humanização; Educação de Adultos

 

 

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Biografia do Autor

Maria Antónia Barreto, CEI-IUL

Maria Antónia Barreto, Doutora em Ciências da Educação, Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Investigadora no CEI-IUL e no CI&DEI. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

LOPES, S. M.; SOUSA, J. G.; BARRETO, M. A. Educação Permanente,Intervenções e Desenvolvimentos no Ensino Superior. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 32–48, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p32-48. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15794. Acesso em: 9 maio. 2024.