EDITORIAL

Autores

  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios UNEB

Palavras-chave:

contação de histórias, educação básica, práticas pedagógica, literatura oral

Resumo

Finalizamos este ano com o Dossiê Educação e Contação de Histórias, que nos apresenta en[1]redos, pesquisas e estudos sobre e com a con[1]tação de histórias que atravessam a Educação Básica em diferentes perspectivas. Histórias que se hibridizam com as narrativas, as memó[1]rias, as práticas pedagógicas, as propostas de inclusão escolar, as teorias sociais, decoloniais, entre outras. O Dossiê traduz tradições cons[1]truídas pela sabedoria oriunda de comunida[1]des, do imaginário, dos mitos, da literatura oral e do cotidiano escolar que circundam nossa construção de conhecimento que se consolida em lutas e (re)existências que se misturam com os investimentos de produção consolidados na contemporaneidade e nas viradas paradigmáti[1]cas produzidas pelos povos latino-americanos e africanos nos últimos anos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, UNEB

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - Diverso e pesquisadora do grupo de pesquisa (Auto)biografia, formação e história oral (Grafho). Atua na Coordenação de Área do Pibid/UNEB. Sócio e membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - Anped. Editora científica da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade.

Referências

Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Editorial. UNEB, 2022

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

RIOS, J. A. V. P. EDITORIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 12, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15449. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)