Coletivo de docentes narradores(as)

o tecer das redes de investigação-formação na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p88-102

Palavras-chave:

Formação Docente. Redes de investigação-formação. Educação Básica. Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. Pedagogia decolonial

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das redes e coletivos de docentes que realizam a investigação-formação a partir da escola e suas contribuições no debate sobre a formação docente na Educação Básica. Esta investigação-formação baseia-se na construção de relatos de experiências de professores/as da Educação Básica que constituem coletivos de docentes narradores/as como formas alternativas de organização pedagógica e de produção de outras pedagogias e saberes que habitam a escola. O trabalho vem sendo desenvolvido a partir do dispositivo de pesquisa-ação-formação da Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica (SUÁREZ, 2007), através dos princípios epistemopolíticos da autoria, da inclusão, da alteridade e da horizontalidade. Trata-se de um diálogo coparticipativo com as experiências construídas nas/pelas redes de formação latino-americanas e os relatos de docentes, coordenadores/as e pesquisadores/as do Coletivo docente sobre os princípios e ações pedagógicas que mobilizam a formação construída a partir de uma outra epistemologia sobre a escola gestada no fluxo da ecologia dos saberes (SANTOS, 2010) e nas práticas insubmissas decoloniais que mobilizam o cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, UNEB

Pós-Doutora em Educação. Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC. Líder do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Cocoordenadora da Rede FORMAD. 

Leandro Gileno Militão Nascimento, UNEB

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professor Coordenador da Rede Municipal de Educação de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Cocoordenador da Rede FORMAD.

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Publicado

2022-05-28

Como Citar

RIOS, J. A. V. P.; NASCIMENTO, L. G. M. Coletivo de docentes narradores(as): o tecer das redes de investigação-formação na escola . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 88–102, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p88-102. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13714. Acesso em: 29 mar. 2024.