O ENSINO DE NÚMEROS E A REALIZAÇÃO DE OFICINA: LANÇANDO O OLHAR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Quatro operações matemáticas. Jogos. Ensino de Matemática.

Resumo

Este trabalho descreve uma oficina pedagógica realizada por estudante de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em uma escola municipal de Senhor do Bonfim, Bahia. A oficina está vinculada ao Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM/CNPq) e apoiada pelo programa Afirmativa, com a destinação de recursos para monitoria de extensão. O objetivo da oficina foi contribuir com o ensino-aprendizado das quatro operações matemáticas, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando metodologias como resolução de problemas, materiais manipuláveis e jogos. partindo das vivências percebemos que a utilização dos jogos é eficaz no ensino aprendizagem dos alunos desde que sejam bem planejados e considerados lúdico pelo envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alayde Ferreira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BARBOSA, E. P. ., Ribeiro, L. das N. ., Santos, R. C. ., & Silva, A. J. N. da. (2017). REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 2(01), 69–76. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9813.

GRANDO, Regina Célia. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 5, n. 02, p. 393-416, 2015.

LORENZATO, Sergio (Ed.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Autores Associados, 2021.

MARQUES, Alixandre Marques Cruz; DE VASCONCELOS, Carlos Alberto. Mais 1000: um recurso para o ensino de Matemática. Encontro de ludicidade e educação matemática, v. 3, n. 1, p. e202122-e202122, 2021.

MELO, Claudiano Henrique da Cunha; LIMA, Claudiney Nunes de. A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 39, 18 de outubro de 2022. Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/39/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-de-matematica-no-ensino-fundamental-ii.

PEREIRA, I. de F. ., Porto Neta, J. do N. ., Barbosa, J. R. ., & Almeida, U. (2014). ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 1(01), 16–21. Disponivel em: https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/98.

SILVA, Américo Junior Nunes. A ludicidade e o ensino de Matemática: ampliando o olhar acerca de uma atividade extensionista no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-16, 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Oliveira dos Santos, G., Junior Nunes da Silva, A., & Santos, A. F. dos. (2023). O ENSINO DE NÚMEROS E A REALIZAÇÃO DE OFICINA: LANÇANDO O OLHAR ACERCA DE EXPERIÊNCIAS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18479