O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E O PERÍODO PANDÊMICO: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Observação, Ensino remoto, Jogo, Ensino de Matemática

Resumo

Este relato de experiência é resultado das experiências oriundas do Componente Curricular Laboratório do Ensino de Matemática I, do eixo Formação Docente para Ensino de Matemática, oferecido pelo Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, Senhor do Bonfim, BA, no ano de 2021. A atividade proposta foi a realização de observação em turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental que, em decorrência da pandemia, ocorreu de forma remota. Os objetivos dessa atividade foi observar a interação entre professor e aluno, suas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, e a metodologia vivenciada no contexto virtual, além de permitir uma familiarização com o espaço escolar e uma ambientação com a profissão docente, mesmo que em um cenário atípico de virtualidade. Após a observação foi desenvolvido um plano de aula e sugerido um jogo envolvendo os conceitos de multiplicação, como proposta de intervenção. Os objetivos mais importantes foram alcançados e essa experiência influenciou a nossa formação e a constituição de nossa identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

observação para a formação de docentes. In: II Seminário Estadual PIBID do Paraná. Foz do Iguaçu: UNIOESTE; UNILA. 23 e 24, Outubro, 2014. ISSN: 2316-8285. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/3248/PIBID1%2c2385-2389.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 23 ago. 2023.

Balões SpuQ. Tabuadademultiplicar.com.br. Disponível em: https://www.tabuadademultiplicar.com.br/baloes-spuq.html. Acesso em: 18 ago. 2023.

BORGES, Juliana Rosa Alves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; BORGES, Tatiane Daby de Fátima Faria. A matemática no ensino médio: planejamento e a organização da prática pedagógica. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 49, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2635. Acesso: 25 ago. 2023.

CORREIA, Vinícius Christian Pinho; SILVA, Américo Junior Nunes da. O estágio e a formação do professor de matemática. In: Revista Brasileira de Educação Básica – RBEB. Ano 5, N° 17, Maio – Setembro, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348351760_O_ESTAGIO_E_A_FORMACAO_DO_PROFESSOR_DE_MATEMATICA. Acesso: 23 ago. 2023.

NODARI, Janice Inês; ALMEIDA, Mariza Riva de. Refletindo sobre a agência docente através da observação de aulas. In: Dossiê Especial Fogaça, F.C & Nodari, J.I. (ORGS.) Edição Comemorativa 15 Anos do Celin. REVISTAX, VOLUME 2, 2012. ISSN: 1980-0614. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273170386_REFLETINDO_SOBRE_A_AGENCIA_DOCENTE_ATRAVES_DA_OBSERVACAO_DE_AULAS. Acesso: 23 ago. 2023.

SANTOS, Vinício de Macedo; O desafio de tornar-se professor de matemática. In: Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada – Faculdade de Educação – USP05508-900. São Paulo, São Paulo, Brasil. NUANCES: estudos sobre educação – ano VIII, N° 08 – Setembro de 2002. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/200/267. Acesso: 23 ago. 2023.

SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de; CRUZ, Idelma Souza da. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. In: Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), Brasil. 2020. ISSN 2526-6136. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1672/2590. Acesso: 23 ago. 2023.

SOUZA, Paloma Sabrina Santos de; SOUZA, Kennedy Vinícius de Lima; SILVA, Raiane Almeida da; SILVA, Américo Junior Nunes da. Reflexões acerca da vivência do jogo “batalha naval no plano cartesiano” em uma turma de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica de Formação de Professores - ÁGOR@, 2021. ISSN - 2447-8377. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/1103/942. Acesso: 23 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

da Silva Muricy, S., Neri dos Santos, V., Santos de Araújo, A. P., & Junior Nunes da Silva, A. (2023). O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E O PERÍODO PANDÊMICO: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18503