OFICINA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA: REFLEXÕES, DESAFIOS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Álgebra., Formação lúdica., Educação Matemática.

Resumo

Este relato de experiência objetiva relatar e refletir acerca das práticas educativas vivenciadas em uma oficina, ocorrida no primeiro semestre de 2023, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente ao Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. Nesse contexto, para a vivência da oficina, utilizamos materiais manipulativos e tivemos como foco o ensino-aprendizagem da Álgebra. Essa atividade parte de um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM/CNPq) e foi financiada pelo Projeto Afirmativa, da Universidade do Estado da Bahia. Partindo das vivências promovidas, notamos que o uso dos materiais manipulativos favorece os processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos algébricos, quando considerados lúdicos pelos envolvidos. Ainda compreendemos que essa vivência foi significativa na construção da identidade profissional, enquanto futuros professores, ao entender o lúdico como mais um dos saberes da docência.

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Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder, é editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). É membro da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Alayde Ferreira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Alayde Ferreira dos Santos é professora do Departamento de Educação Campus VII - Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2021), Mestre em Educação e Pesquisa pela Université du Quebéc à Chicoutimi (2003), Especialista em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (1998) e Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pela UNEB (1994). Fez um Curso de Aperfeiçoamento pela UFBA/UNEB (1999). Foi coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em "Matemática Aplicada" e em "Metodologia do Ensino de Matemática", oferecidos pelo Departamento de Educação Campus VII da UNEB. Implantou em 2006 o projeto de Extensão "Feiras de Matemática no Estado da Bahia", tendo coordenado onze edições (2006 - 2017) de Feira Baiana de Matemática e duas edições de Feira Nacional de Matemática (2014 e 2016). Coordenadora do Núcleo de Educação Matemática - NEMAT, onde desenvolve atividades relacionadas à Metodologia da Matemática, com minicursos, estudos e pesquisas na área. É facilitadora em cursos de formação continuada de professores da Educação Básica em municípios do estado da Bahia. Desenvolve orientação na área de Educação Matemática, na Graduação em Matemática e na Pós-Graduação. Coordenou o PIBID de Matemática no Campus VII da UNEB. Fez parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM - BA (2016 - 2019) exercendo a função de Segunda Secretária. Faz parte da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2022 - 2025)

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Bispo dos Santos, A., Neri dos Santos, V., Junior Nunes da Silva, A., & Ferreira dos Santos, A. (2023). OFICINA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA: REFLEXÕES, DESAFIOS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202304. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18573