O LÚDICO E O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA VIVÊNCIA DE OFICINA NO 7° ANO

Autores

Palavras-chave:

Lúdico. Ensino Matemático. Aprendizagem.

Resumo

Este relato de experiência é resultado de uma vivência no 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Senhor do Bonfim- BA, referente a vivência de uma oficinas construída com materiais didáticos e jogos confeccionados no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), envolvendo conteúdos de Geometria. Trata-se de uma proposta financiada pelo programa Afirmativa, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A realização das atividades pedagógicas propostas pela oficina nos permitiu perceber o potencial formativo dos materiais manipulativos para o processo de ensino-aprendizagem da Geometria; algo que nos permitiu, também, refletir sobre o quanto o lúdico reverbera para as aprendizagens e formação, sobretudo, ao aproximar-se da escola para a realização de atividades de extensão. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alayde Ferreira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade de Santa Catarina (UFSC)

Referências

ANDREATA, Mauro Antonio. Aula expositiva e Paulo Freire. Ensino Em Re-Vista, v. 26, n. 3, p. 700-724, 2019.

BARREIRA, Carlos; BOAVIDA, João; ARAÚJO, Nuno. Avaliação formativa: novas formas de ensinar e aprender. Revista portuguesa de pedagogia, p. 95-133, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 26 de julho de 2023

BROCH, Siomara Cristina; LIMA, Kadja Silveira; KEGLER, Natália Alessandra. Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, v. 24, n. 62, p. 166-177, 2019.

LEAL, Luiz Antonio Batista et al. A ludicidade como princípio formativo. Interfaces Científicas-Educação, v. 1, n. 2, p. 41-52, 2013.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 de maio de 2023

MUNIZ, Cristiano Alberto. Educação lúdica da matemática, educação matemática lúdica. Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo–1º ed.–Curitiba, Appris, 2016.

SILVA, Américo Junior Nunes da. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

SILVA, A. J. N. D. SOUZA, I. D. S. D.; BARROS, S. S; ALMEIDA, J. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há Unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. In.: A. J. N. Silva; I. S. Souza (Org.). A formação do professor de Matemática em questão: reflexões para um ensino com significado (pp. 39-52). Jundiaí, SP: Paco Editorial. 2014.

SILVA, Américo Junior Nunes; DE SOUZA, Ilvanete dos Santos; DA CRUZ, Idelma Souza. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos?. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 1-19, 2020.

SILVA, A. J. N. DA. O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 13 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Borges da Silva, R., Junior Nunes da Silva, A., & Santos, A. F. dos. (2023). O LÚDICO E O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA VIVÊNCIA DE OFICINA NO 7° ANO . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18474