Notícias

CHAMADA PARA Dossiê temático "DISCURSO E ENSINO"

Submissão:

- Até 15 de outubro/2019

Editoras deste número:

- Profa. Dra. Janaina de Jesus Santos (Universidade do Estado da Bahia - UNEB);

- Profa. Dra. Sidnay Fernandes dos Santos Silva (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)

Ementa do dossiê:

  • A sociedade globalizada é constituída por intensa circulação de dizeres que produzem práticas outras e sujeitos outros determinados historicamente. A educação, no âmbito escolar e universitário, ocupa um lugar estratégico como importante vetor de saberes reconhecidos em meio às relações de poder e, em todos os tempos (pretéritos e presentes), inexistem registros de ações educacionais que ocorreram (e ocorrem) sem viés ideológico/político.
  • As práticas discursivas pautadas na necessidade de democratização do ensino materializam lutas e conquistas políticas de várias gerações que, antagonicamente, sempre foram agredidas por posicionamentos que negam a inclusão dos oprimidos nos espaços legitimadores de ascensão socioeconômica. Na contemporaneidade, os embates políticos que emergem desses dois lugares discursivos encontram-se bastante acirrados.
  • Pesquisadores nacionais e internacionais têm se debruçado sobre tais confrontos em um movimento de articulação entre os estudos do discurso, da história e das pesquisas educacionais. As pesquisas incluem diversas temáticas, tais como: teorias discursivas em suas diversas facetas; reflexões epistemológicas; o currículo demandado pela Educação Básica; especificidades da área de linguagens, códigos e suas tecnologias; os efeitos de sentidos produzidos por textos didáticos e paradidáticos; luta e defesa dos direitos humanos; a eficácia de leis, decretos e normas na qualidade da educação entre outras questões frutos da articulação entre discurso e ensino.
  • Acreditamos que as transformações na sociedade repercutem sobre a educação nas escolas e nas universidades, de modo que o resultado do trabalho intelectual sobre esses contextos pode representar uma maneira de desenvolver e aprofundar questões problemáticas e oferecer condições de existência para orientações do pensamento educacional.
  • Por entendermos que o ensino, na atual conjuntura histórica e científica, precisa ser repensado sob a perspectiva da articulação com o discurso, os sujeitos, os saberes, os poderes e as legislações, convidamos pesquisadores a discutirem conosco neste dossiê temático.

Notícias CEDU: CHAMADA PÚBLICA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO "Política educacional e trabalho docente"

 

Os objetivos dessa temática articulam-se com o aumento da produção acadêmica brasileira e internacional sobre o trabalho docente, em particular suas reflexões com a política educacional, a formação, a valorização e as condições de trabalho. Dessa forma, buscamos contribuir para a socialização de conhecimento que visam investigar a partir da produção científica, a discussão teórica e reflexões a partir de dados empíricos.

 
Publicado: 2020-05-28 Mais...
 

Notícias CEDU: Chamada pública para Dossiê Temático A DIDÁTICA EM QUESTÃO

 

O termo Didática tem sido veementemente debatido na academia, sobretudo nos cursos de formação de professores onde se constitui disciplina obrigatória nos currículos, que tem como objetivo promover espaços de debate sobre os processos de ensino e de aprendizagem. Considerando a multiplicidade de contextos existentes, propomos que esta publicação receba contribuições que tratem pedagogicamente do processo educacional respeitando a diversidade de contextos formativos: educação básica, nos grupos considerados como minorias (quilombola, população ribeirinha, prisional, sem-terra, escola com elevado número de jovens imigrantes etc), ensino técnico, graduação, pós-graduação atravessados por diferentes marcadores sociais da diferença.

 
 
Publicado: 2020-05-28 Mais...
 
1 a 2 de 2 itens