Anúncios

  • Chamada pública para composição de dossiê temático HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE LAZER

    02-04-2025

    Encerramento do período de submissões: 30 de junho de 2025

     

    Ementa: O lazer é uma importante forma de sociabilidade tanto em ambientes urbanos (grandes, médias e pequenas cidades ou antigas vilas) quanto áreas ruralizadas (distritos, povoados, fazendas, comunidades, etc.). Embora sejam frequentemente compreendidos tão somente enquanto modalidades de entretenimento, expressam, também, tensões e conflitos que se manifestam numa sociedade crivada de hierarquias pautadas em elementos culturais, políticos, educacionais, socioeconômicos, étnico-raciais, religiosos, de gênero dentre outros. Pretendemos acolher artigos dedicados ao estudo das práticas de lazer: turfe, futebol, basquete, voleibol, ciclismo, atletismo, ginástica, dança, luta, capoeira, batuque, tourada, vaquejada, teatro, cinema, circo, prestidigitação, fantoche, filarmônica, festa, viagem, praia, parque, praças, zoológico, etc. Consideramos promissor deixar em aberto as escolhas teóricas e metodológicas dos proponentes, permitindo referenciais que julguem os mais pertinentes, podendo se inscrever no campo da história cultural, social, econômica, política ou qualquer outra. Do mesmo modo, recobrir localidades e temporalidades diversificadas (da História Antiga à História do Tempo Presente) favorecerá análises comparativas, ao abarcar a complexa realidade que caracteriza as experiências históricas da sociedade brasileira e de demais países.

    Saiba mais sobre Chamada pública para composição de dossiê temático HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE LAZER
  • Chamada pública para composição de dossiê temático EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PÓS-PANDEMIA: TECNOLOGIAS, INOVAÇÕES, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS

    12-03-2025

    Ementa: A pandemia de COVID-19 alterou severamente diversas práticas sociais e expôs profundas desigualdades, impactando de forma particular o campo educacional ao revelar fragilidades nas práticas pedagógicas tidas como tradicionais. O fechamento prolongado das escolas engendrou a necessidade urgente de reavaliar os modos de saber-fazer docente na Educação Física. Para além da diversificação dos meios e suportes utilizados, o próprio tratamento dos conhecimentos relacionados à Educação Física precisou ser redimensionado. Passado o período do chamado ensino remoto emergencial e o consequente retorno às aulas presenciais, os constantes desafios pedagógicos que se impõem nos interpelam a questionar: (01) quais as aprendizagens e os legados que os(as) professores(as) de Educação Física trazem consigo do ensino remoto emergencial e como tais elementos possibilitaram o redesenhar de suas práticas docentes? (02) as práticas pedagógicas vividas por professores de educação física no Brasil durante a pandemia serão estabilizadas ou descartadas no mundo pós-pandêmico? Este dossiê convida pesquisadores(as) e professores(as) da área a compartilhar suas experiências, estudos de caso e pesquisas que explorem as transformações ocorridas no ensino de Educação Física, decorrentes dos efeitos da pandemia. Queremos discutir como as metodologias de ensino foram produzidas nesse novo cenário, quais tecnologias foram integradas de forma crítica e criativa, que dimensões do conhecimento foram mobilizados, bem como problematizar como tais experimentos didáticos têm influenciado na consolidação de novas práticas pedagógicas. Convidamos todas as pessoas a contribuírem com artigos que abordem essas questões e que possam enriquecer a compreensão sobre o papel da Educação Física nestes tempos pós-pandêmico.

    Saiba mais sobre Chamada pública para composição de dossiê temático EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PÓS-PANDEMIA: TECNOLOGIAS, INOVAÇÕES, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS
  • Chamada especial para a seção: CIÊNCIA EM PERSPECTIVA

    08-05-2024

    Ementa: Seção dedicada à avaliação/publicação/divulgação de submissões com enfoque crítico-reflexivo das proposições de estudos, das abordagens teóricas-metodológicas, técnicas e tipos de pesquisa, nos procedimentos e proposições de instrumentos de obtenção de informações/dados (elaboração, validação e/ou seleção de instrumentos; escolha fundamentada de procedimentos e/ou materiais; entre outras perspectivas) e para o tratamento/análises das informações/dados (análise de conteúdo, do discurso, estatísticas, entre outras) em pesquisas científicas. A seção ainda se dedica na avaliação/publicação/divulgação de propostas com enfoque na apresentação/discussão crítica de modelos de escrita/apresentação dos diversos desenhos de publicação/divulgação acadêmica (resumo, resumo expandido, relato de experiência, ensaio teórico, revisões de literatura, artigo, materiais/objetos de ensino, entre outros modelos). Também, poderão ser submetidos/avaliados/publicados relatos de experiência específicos sobre o desenvolvimento de pesquisas.

    Saiba mais sobre Chamada especial para a seção: CIÊNCIA EM PERSPECTIVA
  • Chamada especial para a seção: ARTES NA CEDU

    09-04-2022

    Seção especialmente para publicação/divulgação de produções artístico-culturais que abordem direta ou indiretamente questões relativas ao ensino, educação (formal, não-formal e informal) e/ou interdisciplinaridade (com atenção as ciências humanas e/ou sociais). A seção aceita submissão dos mais diferentes trabalhos que apresentem produções artísticas-culturais conforme o escopo da Cenas Educacionais (CEDU). Neste sentido, podem ser submetidas produções no tipo quadrinhos, tirinhas, ilustrações, curtas metragens (acompanhados do roteiro), sequências fotográfica (acompanhada de texto base/explicativo), contos (vídeo/áudio interpretando/narrando opcional), crônicas (vídeo/áudio interpretando/narrando opcional), poesias (vídeo/áudio declamando opcional), peça/cena teatral (vídeo com interpretação/apresentação opcional), músicas (preferencialmente com interpretação em áudio/vídeo), paródias, vídeo/áudio de leituras dramáticas.

    Saiba mais sobre Chamada especial para a seção: ARTES NA CEDU
  • Chamada especial para a seção: MATERIAIS/OBJETOS DE ENSINO

    20-05-2021

    Seção especialmente direcionada para publicação/divulgação de produções teóricas, metodológicas, técnicas e/ou ferramentas que auxiliem nas ações de ensino e/ou educação. A seção aceita submissão de documentos que apresentem materiais/objetos de ensino, ou seja, projetos de intervenção/formação, planos/sequências/estratégias pedagógicas, manuais/cartilhas, jogos pedagógicos, produção imagética/audiovisual educacional, entre outros modelos de materiais, objetos, recursos e produtos elaborados/desenvolvidos para auxiliar na efetivação qualificada de ações de ensino-educação-aprendizagem nas mais variadas áreas acadêmico-científicas.

    Saiba mais sobre Chamada especial para a seção: MATERIAIS/OBJETOS DE ENSINO