Chamada pública para composição do Dossiê Temático OTIMIZAR A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES

2024-02-28

Chamada pública para composição do Dossiê Temático OTIMIZAR A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES

 

Ementa: Diante das taxas alarmantes de abandono da carreira entre os professores e a fim de combater esse fenômeno, os discursos governamentais e os provenientes da pesquisa em ciências da educação concordam sobre a necessidade de promover e apoiar o desenvolvimento profissional dos professores, não apenas durante sua formação inicial e inserção na profissão, mas também ao longo de toda a carreira. No contexto da formação inicial, por exemplo, os estágios de ensino constituem a pedra angular do desenvolvimento profissional. Eles proporcionam aos futuros profissionais a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade, conectá-los com o “chão da escola” e fazer emergir um saber cuja natureza é baseada na experiência. Esses estágios desempenham um papel chave no desenvolvimento das competências profissionais e na construção da identidade docente, ao mesmo tempo que permitem às instituições de formação certificar o nível de domínio das competências profissionais dos futuros professores. No entanto, a implementação dos estágios muitas vezes enfrenta desafios significativos. Além dos obstáculos relacionados à coordenação e colaboração entre as diversas instituições envolvidas na formação (universidades, centros de formação, escolas, etc.) e entre os membros da equipe de formadores responsáveis em acompanhar os estagiários, também são destacadas as dificuldades relacionadas ao recrutamento e à formação contínua dos formadores. Além disso, questões como a articulação entre teoria e prática, orientação e avaliação em contextos específicos, como o estágio profissional, assim como a quantidade, variedade e relevância das tarefas atribuídas aos estagiários suscitam reflexões e debates dentro das comunidades de pesquisa e prática. Torna-se, portanto, essencial identificar as problemáticas e os desafios associados aos estágios de ensino, tanto do ponto de vista das instituições e dos formadores quanto dos estagiários. Isso requer uma reflexão coletiva sobre soluções potenciais para otimizar a contribuição dos estágios para o desenvolvimento profissional dos futuros professores. Este processo é crucial para garantir uma formação de qualidade para a próxima geração de professores e, assim, promover o sucesso educacional dos alunos.

 

Data limite para submissões: julho de 2024

 

Instruções:

- As diretrizes para apresentação dos PTTE constam no portal da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/announcement/view/334)

- Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/login) indicando nos COMENTÁRIOS PARA A(O) EDITOR(a) que a direcione ao do dossiê temático PRODUTOS TÉCNICOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS.

- As submissões passarão por análise preliminar da organização/editoras(es) quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam consideradas adequadas à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares, conforme as normas da CEDU.

Organização:

Anderson Araújo-Oliveira,  Ph.D. em Educação pela Université de Sherbrooke, é professor titular no Departamento de Ciências da Educação da Université du Québec em Trois-Rivières (UQTR) e membro da Ordem de Excelência em Educação do Quebec. Pesquisador regular do Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE), ele também é editor-chefe da revista Éducation et francophonie e atua como representante da América do Norte no Conselho de Administração da Associação Mundial de Ciências da Educação (AMCE). Suas pesquisas concentram-se na intervenção educacional em ciências humanas e sociais no ensino fundamental, na formação prática e na análise das práticas docentes de professores e futuros professores.

- Salem Amamou é professor no departamento de cinantropologia da Université de Sherbrooke e pesquisador regular do Centre de recherche sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE). Suas áreas de pesquisa concentram-se principalmente na gestão de sala de aula, no sentimento de eficácia profissional, no acompanhamento e na formação prática de professores.

- Carla Barroso da Costa é professora do Departamento de Educação e Pedagogia da Université du Québec à Montréal (UQAM) e diretora da revista Mesure et évaluation en éducation. Seu trabalho de pesquisa está diretamente relacionado ao campo da medição e avaliação e aborda os temas da eficácia e qualidade da aprendizagem ou da profissão docente, estudados à luz de métodos de pesquisa quantitativa. É membro regular de várias equipes de pesquisa sobre mesura e avaliação.