Es tiempo de radicalidades

Prácticas desobedientes en las artes, la educación y la vida

Autores/as

Resumen

Apresentação de Dossiê intitulado Práticas desobedientes nas artes, na educação e na vida

(Org.).

Dra. Roberta Stubs

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Dr. Rafael Guimarães

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

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Biografía del autor/a

Roberta Stubs, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Artista, curadora e pesquisadora com doutorado em psicologia com ênfase em arte, gênero e produção de subjetividade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis.  Líder do DOBRA - grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Com trabalhos em fotografia, vídeos e objetos, insere a questão da experiência no lugar da representação. Apagamento, deformação, derretimento e deslocamento tem sido operações plásticas e visuais para tensionar clichês, fabular narrativas contra hegemônicas e ativar outros planos de sentido e sensações. Possui experiência na área de psicologia, arte contemporânea e gênero, com ênfase em processos de subjetivação na contemporaneidade e políticas inventivas da vida.

Rafael Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Artista moquequeiro, psicólogo, professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), docente do Programa de Pós Graduação em Educação/UFBA e Psicologia/Unesp Assis, líder do grupo de pesquisa GRIETA. Tem pesquisado-criado no campo das escritas e imagens documentais, narrativas autobiográficas e performance, com ênfase no debate sobre as diferenças, dissidências, culturas alimentares e autonomismos políticos. 

Publicado

2023-08-06

Cómo citar

Stubs, R., & Guimarães, R. (2023). Es tiempo de radicalidades: Prácticas desobedientes en las artes, la educación y la vida . Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 04–08. Recuperado a partir de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/18180