Sobre a Revista

Foco e Escopo

ABATIRÁ é uma publicação eletrônica do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem como escopo fomentar a produção científica para a construção do conhecimento no campo da Educação. A revista ABATIRÁ é organizada através textos originais de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que contribuam para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação: políticas públicas educacionais; trabalho docente e as práticas pedagógicas; produção e difusão do conhecimento nas diversas áreas dos currículos, nos diferentes níveis e modalidades de educação; processo de ensino e aprendizagem; contribuição de outras áreas do conhecimento no constructo de epistemologias, metodologias, currículos e inovações didáticas no campo da educação. Busca a publicação de estudos científicos inéditos, de caráter teórico ou aplicado e de reconhecida qualidade acadêmica, produzidos por pesquisadoras(es) de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais recebidos serão submetidos à apreciação de duas/dois pareceristas pertencentes ao Conselho Editorial, considerando a proximidade com a área de atuação e com as especificidades da temática do número.

O/a(s) autor/a(s) será(ão) notificado/a(s) sobre o resultado do parecer, a aprovação ou a rejeição do artigo e, quando aprovado condicionalmente, disporá(ão) de prazo preestabelecido para revisão dos originais. 

Com a publicação do trabalho, os direitos autorais são automaticamente cedidos, sem ônus, à revista ABATIRÁ, ficando vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial. 

Os trabalhos das seções Artigos e Dossiê devem ser produzidos por doutoras/es, com vínculos institucionais. Articulistas dos demais níveis de graduação podem enviar seus textos para essas seções, desde que em coautoria com um/a doutor/a. 

A seção “Conferência” somente recebe texto de doutoras/es.

As demais seções acolhem textos, independentemente do nível de graduação do/a autor/a

A Comissão Editorial poderá sugerir ao(s) autor(es) modificações de estrutura ou de conteúdo, bem como rejeitar os trabalhos. É do(s) autor(es) a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado, inclusive a revisão gramatical e adequação às normas de publicação.

Periodicidade

Constitui-se de periódicos temáticos, com lançamento semestral.

Formato eletrônico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política Antiplágio

Política Antiplágio

1) É fundamental garantir a originalidade dos manuscritos submetidos à Abatira; 

2) Ao se utilizar de artigos/pesquisas de outros autores, estes devem ser devidamente citados no texto submetido à avaliação;

3) Praticar plágio, ou autoplágio, em todas as suas formas, é inadmissível, sendo esta de total responsabilidade do/a autor/a; 

4) A Abatirá solicitará preenchimento de declaração antiplágio aos autores cujos trabalhos estejam em edição. 

Ficha Catalográfica

Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens. Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias / DCHT - Campus Eunápolis- v.1, n. 0 (2020)
  
Eunápolis: UNEB / DCHT, 2020 - v.
Semestral

Resumo em português, espanhol e inglês
Disponível no portal de periódicos da UNEB em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira

ISSN:

1. políticas públicas educacionais. 2. trabalho docente. 3. práticas pedagógicas. 4. produção e difusão do conhecimento. 5. currículo. 6. ensino e aprendizagem. 7. epistemologia. 8. decolonialidade. 9. práticas inovadoras no campo da educação. 10. interculturalidade. I. Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias.

Catalogação - Biblioteca da UNEB