Edições anteriores

  • ISSN 2675-6781 Educação para a Diferença
    v. 2 n. 3 (2021)

    Abatirá traz em seu terceiro número um dossiê duplo intitulado "Educação para a Diferença".

    "Conversas curriculares Brasil – Moçambique: (Re)aproximações diaspóricas", organizado pelo Prof. Dr. António Fernando Zucula (ACIPOL/Moçambique), Profª. Dra. Luzi Miranda Borges (UESC) e Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB), contempla práticas discursivas em políticas curriculares, (re)aproximações diaspóricas e fluxos culturais entre Brasil e Moçambique.

    "Educação para as Relações Étnico-raciais: O ensino de ciências e suas tecnologias", organizado pelas Profas. Afro-brasileiras Dra. Bárbara Carine (UFBA) e  Dra. Marta Regina dos Santos Nunes (UERGS) e pelo Prof. Dr. Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RJ), apresenta práticas pedagógicas e estudos teóricos inovadores, pesquisas na área de ensino de ciências e suas tecnologias, diálogos com a Lei 10.639/2003.

    Capa da Abatirá por Pedro Arão

    ISSN 2675-6781 

  • Educação Escolar Indígena no Século XXI: Desafios, especificidades e perspectivas
    v. 1 n. 2 (2020)

    Congrega diferentes contextos e perspectivas da educação escolar indígena no Brasil; problematiza políticas educacionais dos/para os povos indígenas, a atuação profissional e a formação das/os professoras/es indígenas, a escola diferenciada e a produção de material didático-pedagógico específico. 

    Arte da capa por Oiti Pataxó @oiti_pataxo  (lápis cera com caneta hidrográfica)

  • ISSN 2675-6781 Ensino de História da África: Possibilidades e estratégias
    v. 1 n. 1 (2020)

    Dossiê que tematiza o ensino de História da África e dos africanos em suportes utilizados como recurso pedagógico, a exemplo de livros didáticos, filmes, literatura de ficção e canções.

    ISSN 2675-6781 
  • Template _ Abatirá _ Revista de Ciências Humanas e Linguagens 
    v. 1 n. 1 (2019)

    Template _ Abatirá _ Revista de Ciências Humanas e Linguagens