“La Ola”

Cine, autoritarismo y transformación

Autores/as

Palabras clave:

Aula; Papel del maestro; Pelicula

Resumen

 

Este trabajo tiene como objetivo discutir la película “A Onda” como prometedora para debatir las oleadas autoritarias en el campo de la educación, a la luz de los aportes de Paulo Freire, dialogando también con las reflexiones de Gaston Bachelard sobre el espíritu científico, Deleuze y Guattari sobre el arte como un poder de pensamiento y además Alain Bergala sobre la “pedagogía del fragmento” para la lectura de imágenes cinematográficas. La película “A Onda” tiene dos versiones para el cine (1981 y 2008) y su actualidad y vigencia se sustentan, sobre todo, en los tiempos que vivimos. La narración está basada en hechos reales, en los que un profesor de Estados Unidos trabaja sobre la autocracia con estudiantes de secundaria a finales de los años 60 del siglo pasado, una época de muchos cuestionamientos sobre las desigualdades sociales. “A Onda” abre muchas posibilidades de debate que también son interesantes tanto en el rol del docente como en la presión del grupo social. En todo caso, las oleadas autoritarias en la educación y la posibilidad de transformación tienen especial relevancia en la adolescencia, el público objetivo trabajado en el aula en la película. Se trata sin duda de un período crucial en la formación de las identidades, debates de los más urgentes y relevantes en tiempos recientes.

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Biografía del autor/a

Isabela Cabral Félix de Sousa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Bacharel e Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Educação Internacional/Intercultural pela University of Southern California (USC). Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz (PPG-EBS/IOC). É pesquisadora tanto do grupo de pesquisa Estudos Comparados em Formação Científica como do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). 

Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor é Bacharel e Licenciada em Letras, com Graduação em Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Graduação em Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006), na qual defendeu uma tese acerca das relações entre as narrativas poéticas literárias e suas transposições para a linguagem cinematográfica, tomando como escopo de análise o cinema brasileiro. Foi docente concursada no Magistério Estadual do Rio de Janeiro, entre os anos de 1985 e 1993, tendo atuado, no Colégio Estadual Dídia Machado Fortes (1985/1988), no Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (1988/1993) e no Colégio Estadual Ernesto Farias (1988/89). Docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro exerceu, de 1989 a docência de Língua Portuguesa e Literatura e a formação inicial de licenciandos de Letras, da mesma Universidade, tendo se aposentado em 2014, chegando a Docente Titular do Setor de Língua Portuguesa do CAp/UFRJ. Desde 2015, atua como servidora concursada no cargo de Pesquisadora em Saúde Pública, no Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC-PROVOC), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Nesta instituição atua, dede 2017, como docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde e também, desde 2016, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, no Curso de Ciência, Arte e Cultura na Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Coordena, desde agosto de 2019, o Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc) e é integrante, desde 2017, do grupo de pesquisa ?Estudos Comparados em Formação Científica?, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e também, desde 2009, do grupo de pesquisa ?Currículo e Linguagem Cinematográfica?, coordenado pela Profa. Adriana Fresquet, também cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e da Sociedade Brasileira da História da Ciência (SBHC). Tem larga experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, cinema brasileiro, narrativa poética, em sua interface com a filosofia e educação, dedicando-se, nos últimos anos, também a pesquisas acerca das relações entre arte e ciência e, de modo mais específico, sobre essas relações em processos formativos no Ensino Médio e em outros níveis e modalidades de ensino. 

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Publicado

2023-08-06

Cómo citar

Sousa, I. C. F. de, & Mayor, A. L. de A. S. (2023). “La Ola”: Cine, autoritarismo y transformación. Abatirá - Revista De Ciências Humanas E Linguagens, 4(7), 09–23. Recuperado a partir de https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/15054