Musicobiografização: prática automedial em educação musical

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1133

Parole chiave:

Educação musical, Musicobiografização, Práticas musicais automediais

Abstract

A questão norteadora deste trabalho foi guiada pelo tema práticas automediais em educação musical. O procedimento metodológico consiste em uma revisão narrativa. O conceito musicobiográfico fundamenta a metanálise de quatro pesquisas que oferecem uma materialidade de práticas pedagógico-musicais para desenvolver a noção de automedialidade, concebida no campo da pesquisa (auto)biográfica. Trago algumas compreensões a partir da ênfase dada sobre a materialidade do meio (medium) - sons, letras, motivos rítmicos, melódicos, harmônicos, voz cantada, instrumentos musicais e aparatos tecnológicos utilizados como mediação da subjetivação e socialização dos processos formativos com a música. Discuto o conceito de musicobiografização como uma aposta automedial, cuja ênfase recai sobre o sujeito que ao manipular esse material sonoro, se expressa, dá forma e atribui valor e sentido a sua (auto)formação mediante práticas musicais automediais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Delmary Vasconcelos Abreu, Universidade de Brasília

Doutor(a) em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Música na Universidade de Brasília (UnB). Coordena o grupo de pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia.

Riferimenti bibliografici

ABREU, Delmary Vasconcelos. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Revista Orfeu, UDESC, v. 7, n. 4, p. 02-22, abr. 2022a. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0102/14185. Acesso em: 20 dez. 2022.

ABREU, Delmary Vasconcelos. Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. Revista da ABEM, v. 30, n. 2 e30202, 2022b. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/45198/1/ARTIGO_EnsaioMusicobiografizacaoVertente.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.

ABREU, Delmary Vasconcelos. Configurando identidades narrativas no campo da educação musical. Revista OPUS, v. 28, 2022c. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2022.28.14/pdf. Acesso em: 23 dez. 2022

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 243-260, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7409. Acesso em: 20 dez. 2022.

ABREU, Delmary Vasconcelos. A história de vida aguçada pelos biografemas: um recorte da história de vida de Jusamara Souza com o campo da educação musical. Revista da ABEM, v. 27, n. 43, p. 150-167, jul./dez. 2019. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/856/559. Acesso em: 18 dez. 2022.

ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois educadores musicais do Distrito Federal. Revista Intermeio, Campo Grande, v. 23, n. 45, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5080/3774. Acesso em: 23 dez. 2022.

ALMEIDA, Jéssica. Biografia música-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019, 368p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ARAÚJO, Gustavo Aguiar Malafaia. Construindo sentidos na formação musical: pesquisa-formação-ação com estudantes da primeira turma de ensino médio integrado do IFB-CSAM, 2017, 132p. Dissertação (Mestrado em Música) Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

ARROYO, Margarete. Educação Musical na Contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG (SENPEM), 2., 2002, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2002. p. 18-29.

BLACKING, John. How Musical is Men?, London, Faber & Faber, 1973.

BRAGA, Eudes de Carvalho. Paulo André Tavares: narrativas com música de um professor de violão popular. 2016, 156p. Dissertação (Mestrado em Música), Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

CHIERICO, A. Especificidade do meio na prática pós-mídias. Tradução de Nayara Benatti. V!RUS, São Carlos, n. 12, 2016. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus12/? sec=4&item=6&lang=pt. Acesso em: 23 dez. 2022.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 17, n. 51, p. 523-740, set. dez. 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. La photographie comme médiation biographique d’une mémoire individuelle et collective. In: SOULAGES, François; ERBETTA, Alejandro (dir.). Art et reconstruction. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 59-68

DELORY-MOMBERGER, Christine; Hétérobiographie/hétérobiographisation. In: (Org. DELORY-MOMBERGER, C.) Vocabulaire des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique. Toulouse: Érès, 2019. p. 89-90.

DELORY-MOMBERGER, Christine; BOURGUIGNON, Jean-Claude. Automédialité. In: (Org. DELORY-MOMBERGER, C.) Vocabulaire des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique. Toulouse: Érès, 2019. p. 37-39.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Trad. Marco Casanova. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

FIGUEIRÔA, Arthur S. A construção de laços com as Escolas Parque de Brasília: Narrativas (auto)biográficas com professores de música, 2017, 144p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação Música. Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Outros que contem passo por passo. In: Música e Educação. Orgs (SILVA, Helena Lopes e ZILLE, José Antônio Baeta). Barbacena, EdUEMG, 2015. p. 51-64. Série Diálogos com o Som. Ensaios, vol. 2.

GLASS, V. V. Primary, secondary and meta-analysis of research. Educational Researcher, n. 5: 3-8, 1976.

GONTIJO, Millena Brito. O movimento (auto)biográfico no campo da educação musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações, 2019, 104p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

GREENBERG, C. Modernist Painting. In: FRASCINA, F.; HARRISON, C. (Eds.). Modern Art and Modernism: A Critical Anthology. Thousand Oaks: SAGE Publications, 1982. p. 5-10.

GREENBERG, C. Towards a Newer Laocoön. In: FRASCINA, F. (Ed.). Pollock and After: The Critical Debate. London: Routledge, 1985. p. 01-08.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Trad. de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2004.

KRÄMER, Sybille. Erfüllen Medien eine Konstitutionsleistung? Thesen über die Rolle medientheoretischer Erwägungen beim Philosophieren. In: MUNKER, Stefa; ROESLER, Alexander; SANDBOTHE, Mike (Hrsg.). Medienphilosophie: Beiträge zur Klärung eines Begriffs. Frankfurt: Fischer, 2003. p. 78-90.

KRAUSS, Rosalind. A voyage on the North Sea: art in the age of the post-meio condition, 31st of the Walter Neurath memorial lectures. New York: Thames & Hudson, 2000.

KRAUSS, Rosalind. 'Specific' Objects. RES: Anthropology and Aesthetics, n. 46, p. 221–24, 2004.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

RODRIGUES, Victoria Nunes. Memorial de formação de uma guitarrista e licencianda em música: um estudo sobre o empoderamento feminino, 2022, 74p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

OLIVEIRA, Edson B. Experiência como acompanhadores: a documentação narrativa de três violonistas, 2018, 103p. Dissertação (Mestrado Acadêmico) Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa- formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 15 dez. 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), v. XLI, p. 57-79, jun. 2020. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ ojs/index.php/paradigma/article/view/929. Acesso em: 13 set. 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Refexividade narrativa e poder (auto) transformador. Praxis educacional, v. 17, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018 Acesso em: 15. dez. 2022.

PASSEGGI, Maria da Conceição; CUNHA, Luciana Medeiros. Projetar-se no amanhã: condição biográfica e projeto de vida no novo ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 15, p. 1039-1058, set./dez. 2020. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9730/6828. Acesso em: 15 dez. 2022.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

RICOEUR, Paul. A Crítica e a Convicção. Lisboa: Editora 70 LTDA, 2009.

ROTHER ET. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paul. Enferm 2007; 20(2) Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/. Acesso em: 15/12/2022.

SANTANA, Myllene Alves Jordão. Construindo a aprendizagem da docência de música: um estudo com narrativas de um professor de música do IFB-CSAM, 2020, 60p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

SOUZA, Hugo Leonardo Guimarães. Experiências musicais formativos do sujeito com o lugar: construindo caminhos para o ensino de música no IFB-CCEI, 2018, 180p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Música), Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SWANWICK, Keith. Música, mente e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Identidades Musicais de alunas de pedagogia: músicas, memória e mídia, 2003, 176p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Narrativas dos movimentos de uma tese: apresentar as entrevistadas e narrar o narrado. Revista Ouvirouver, Uberlândia v. 13 n. 2, p. 644-657, jul.|dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/38838/21128. Acesso em: 17 nov. 2022.

TORRES, Maria Cecília Araújo Rodrigues. Entrevista concedida a Delmary Vasconcelos de Abreu pela plataforma Teams em 24 de maio de 2022.

WILLIAMS, R. Marxism and literature, repr. ed, Marxist introductions. Oxford: Oxford University Press, 2009.

Pubblicato

2023-12-21

Come citare

ABREU, D. V. Musicobiografização: prática automedial em educação musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1133, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1133. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16523. Acesso em: 16 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética