Cartas do barítono Raimundo Pereira: potencialidades da escrita epistolar como fonte em estudos biográficos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p677-691

Keywords:

Cartas, Fontes biográficas, Raimundo Pereira, Viagens

Abstract

Neste estudo propõe-se refletir sobre a escrita epistolar como um documento significativo nos estudos biográficos. Nessa perspectiva, foram mobilizadas quatro cartas escritas pelo cantor lírico Raimundo Pereira: missiva com datada em 06 de julho de 1983, dirigida ao Maestro Reginaldo Carvalho; carta publicada no Jornal do Brasil, coluna Correios, Caderno B Programas, em 27 de fevereiro de 1991; epístola para a mãe, datada de 26 de abril de 1993; e carta divulgada na coluna Opinião do Leitor, Jornal do Brasil, em 16 de outubro de 2000. Além das cartas escritas pelo barítono, também utilizamos uma correspondência sobre o artista, escrita por um leitor e veiculada no caderno B, coluna Cartas, Jornal do Brasil, em 08 de janeiro de 1993 e analisada conforme Mignot (2018). A documentação analisada para além da materialidade documental e conteúdo informativo, considerandou-se, a partir de Rocha (2021), a subjetividade e pessoalidade dos documentos resguardados em arquivos pessoais e familiares. Interrogou-se: quais as potencialidades da fonte epistolar na construção de um estudo biográfico? A análise permitiu reconhecer que as cartas se configuraram em documentos centrais, e situou as correspondências como substanciais para o estudo biográfico sobre barítono no que se refere as viagens, militância e expectativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa de Pós-graduação em Memória e Crítica da Educação da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização e graduação em Música no Conservatório Brasileiro de Música e licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Hoje trabalha como avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. É professor permanente de História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, instituição na qual atua como Coordenador do curso de graduação em Música. Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Desenvolve o projeto de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas.Desde 2013, desenvolve pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidade de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita.É membro da equipe editorial dos seguintes periódicos: Revista Pesquisa e Música; Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

Marcia Pereira de Oliveira , Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – São Leopoldo (RS).

References

ANSART, Pierre. História e Memória dos ressentimentos. In: BRESCIANI, Maria Stella Martins; NAXARA, Márcia Regina Capelari. Memória e (res) sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 2001. p. 15-36.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, p. 9-34, 1998.
BLOCH, Marc. A apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 183-191.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2007.
BRITTO, Augusto César Luiz; CORRADI, Analaura. Considerações teóricas e conceituais sobre arquivos pessoais. PontodeAcesso, v. 11, n. 3, p. 148-169, 2017.
ELIAS, Norbert L.; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ditos escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. p. 145-162.
LIBÓRIO, Paulo de Tarso. Depoimento. Entrevistadora: Marcia Pereira de Oliveira. Teresina: Meio digital. Teresina-PI, 2021.
MARROQUIM, Frederico. Depoimento. Entrevistadora: Marcia Pereira de Oliveira. Teresina: Meio digital. Teresina-PI, 2021.
MIGNOT, Ana Chrystina (org.). A ilusão do leitor: cartas, imprensa e educação. Curitiba-PR: CRV, 2018.
Ednardo Monteiro Gonzaga; CARVALHO, Gislene Danielle; MAESTRO AURÉLIO MELO: formação, mediação cultural e viagens pelo Nordeste brasileiro. Revista Teias, v. 23, p. 161-175, 2022.
ROCHA, Inês de Almeida. Redes de Sociabilidades na correspondência de Liddy Chiafarelli Mignone para Mário de Andrade. In: MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga Do; IGAYARA-SOUSA, Susana. ROCHA, Inês de Almeida. Sons de Outrora em reflexões atuais história da educação e música. Curitiba-PR: CRV, 2014. p. 33-42.
SILVA, Alexandra Lima da; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Viagens pelo cinema: Convites à História da Educação. Teresina: Edufpi, 2019.
SILVA, Juniel Pereira da. Casa de Sons – Escola de Música de Teresina (1981-1991): sujeitos e práticas educativas entre salas e palcos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.
TOJEIRO, Cristina. Muito Prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial. Rio de Janeiro: Litteris, 2004.
VERAS, Denise de Paula. As cartas de Van Gogh como fontes de informação biográfica: estudo de caso. Brazilian Journal of Information Science, v. 5, n. 2, p. 3-21, 2011.

Published

2022-12-23

How to Cite

DO MONTI, E. M. G.; OLIVEIRA , M. P. de . Cartas do barítono Raimundo Pereira: potencialidades da escrita epistolar como fonte em estudos biográficos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 677–691, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p677-691. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15077. Acesso em: 15 may. 2024.