Que histórias os memes podem nos contar? Pedagogias culturais e currículo

Clícia Tatiana Alberto Coelho

Resumo


Neste artigo abordamos as Pedagogias Culturais como possibilidades de materialização dos processos de aprendizagem que decorrem de concepções pós-críticas de currículo educativo. No texto, focamos a emergência do “meme” de internet, como um dispositivo capaz de acionar memórias e estimular a criação de narrativas abertas, que provocam outros olhares sobre o trânsito/fluxo entre imagens, cotidiano, pedagogias e currículo.


Palavras-chave


Memória; Histórias de vida

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIRRE, Imanol. Cultura visual, política da estética e educação emancipadora. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria, RS: Editora UFSM, 2011. p. 69-111.

ALVES, Nilda. Currículo, docência e escola. Revista Eletrônica Espaço do Currículo – Sessão especial, João Pessoa-PB, v. 1, n. 2, p. 07-10, mar. 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2017.

______. Redes educativas “dentrofora” das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: DALBEN, Ângela et al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 49-66.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BERNSTEIN, Basil. Classes e pedagogia: visível e invisível. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p. 36-42, mai. 1984.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2012.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 36-61, mai./jun./jul./ago. 2003. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2017.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta [1976]. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DIAS, Belidson. O cotidiano espetacular e a arte educação. In: MARTINS, Raimundo; MARTINS, Alice F. (Orgs.). Cultura visual e ensino de arte: concepções e práticas em diálogos. Pelotas, RS: Ed. UFPel, 2014. p. 43-59.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Revista Pós, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, v. 2, n. 4, p. 204-219, 2012. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2017.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 241-252, mai./ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017.

MARTINS, Raimundo. Narrativas visuais: imagens, visualidades e experiência educativa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB, Brasília, v. 8, n. 1, p. 33-39, jan./jun. 2009.

MIRANDA, Fernando. FORA DE CONTROLE: acontecimentos e aprendizagens na cultura visual e na arte contemporânea. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual – aprender... pesquisar... ensinar... Santa Maria, RS: Editora UFSM, 2015. p. 147-164.

NASCIMENTO, Erinaldo. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2011. p. 209-226.

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. O governamento pedagógico: da sociedade do ensino para a sociedade da aprendizagem. 2009. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

OLIVEIRA, Murilo Delanhesi de.; TAKADA, Mário Yudi. A mercantilização do ensino superior. Colloquium Humanarum, v. 11, n. Especial, p. 721-728, jul./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2017.

PRADA, Juan Martín. La creatividad de la multitud conectada y el sentido del arte en el contexto de la Web 2.0. Estudios Visuales 5, Centro de Documentación y Estudios Avanzados de Arte Contemporáneo, Murcia, p. 66-79, ene. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017.

SANTIAGO, Silviano. Ora (direis) puxar conversa! Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. Massachusetts: MIT Press, 2014.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Histórias de vida e formação de professores. In: BRASIL, Ministro da Educação; TV Escola/SEED/Salto para o Futuro. Histórias de vida e formação de professores, Boletim 1, p. 3-14, mar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2017.

______ .; BALASSIANO, Ana Luiza G.; OLIVEIRA, Anne-Marie M. Apresentação. In: ______ . (Orgs.) Escrita de si, resistência e empoderamento. Curitiba: CRV, 2014. p. 13-23.

YÚDICE, George. A conveniência da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: 

Latindex

Diadorim

DOAJ - Directory of Open Access Journals

EDUBASE - (SBU/UNICAMP)

Portal de Periódicos CAPES

REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Cientifico

ULRICH’S - Internacional Periodicals Directory

Portal SEER

Google Scholar

 

Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - RBPAB - Qualis B2 Educação

 

A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica é publicada sob a licença Creative Commons de Atribuição-NãoComercial CC BY-NC