Sobre a Revista

                                                                                                                                                     ISSN – 2595-6361                   Qualis Periódicos B1 (2017-2020)  

Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, online,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a  literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino. A Revista alcançou o Qualis Periódico B1 no quadriênio 2017-2020.

Anúncios

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

2024-12-28

DOSSIÊ: Santuários e Templos: História, Arquitetura e Religião na Antiguidade – Aspectos Materiais e Imateriais

 

SUBMISSÕES: ATÉ 30 de agosto de 2025

  O Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia e o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) têm o prazer de anunciar a abertura de submissões para o dossiê Santuários e Templos: História, Arquitetura e Religião na Antiguidade – Aspectos Materiais e Imateriais, organizado pelo Prof. Dr. Vagner C. Porto (MAE/USP), Dr. Leonardo Fuduli (MAE/USP) e Prof. Dr. Claudio W.G. Duarte (UNIMES).   Este dossiê tem como objetivo reunir investigações interdisciplinares que explorem as conexões entre arquitetura, religião e materialidade na Antiguidade. Convidamos autores a submeterem artigos inéditos que abordem os seguintes eixos temáticos, mas não se limitem a eles:  
  • A concepção arquitetônica de santuários e templos e sua relação com práticas rituais;
  • Estudos sobre materialidade, uso de espaço e significados simbólicos associados a edificações religiosas;
  • Perspectivas comparativas entre diferentes culturas da Antiguidade, como Grécia, Roma, o Crescente Fértil, o Norte da África e a Ásia Menor;
  • Aspectos imateriais, como crenças, mitos e a relação entre arquitetura e espiritualidade;
  • Análises de fontes arqueológicas e textuais que iluminem a construção e o uso dos templos antigos.
O dossiê busca fomentar um diálogo acadêmico que integre abordagens arqueológicas, históricas, antropológicas e arquitetônicas, destacando a relevância desses espaços sagrados como centros de memória e interseção cultural.     Informações importantes:
  • Prazo para submissão: até 30 de agosto de 2025
  • Formato dos artigos: Os textos devem seguir as diretrizes editoriais da Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino e serem submetidos no site: https://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/index
  • Idioma: São aceitos artigos em português, inglês e espanhol.
  • Contatos: nhipe@uneb.br e vagnerporto@usp.br
      Contamos com sua participação para enriquecer este debate e ampliar as perspectivas sobre o tema.   Atenciosamente,   Comitê Editorial do Dossiê       Prof. Dr. Vagner C. Porto (MAE/USP); Dr. Leonardo Fuduli (MAE/USP); Prof. Dr. Claudio W.G. Duarte (UNIMES). Saiba mais sobre CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Edição Atual

v. 7 n. 14 (2024): Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
					Visualizar v. 7 n. 14 (2024): Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Publicado: 2024-12-30

PÁGINAS INICIAIS

EDITORIAL

Ver Todas as Edições

 ISSN – 2595-6361   

Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, on-line,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia.

Foco e Escopo

 

A revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino. A Revista alcançou o Qualis Periódico B1 no quadriênio 2017-2020.

 

O periódico também aceita propostas de dossiês que podem ser feitas por autoras/es que tenham a mesma titulação daquela exigida para submeter artigos. As mesmas devem ser enviadas por e-mail e aos cuidados da chefia de edição da Revista e deverão conter as seguintes informações: dados das/os proponentes (nome completo, titulação, instituição/instituições a qual pertencem e seu endereço profissional, e e-mail); o título do dossiê e um resumo explicativo sobre o mesmo;  apresentar no mínimo três colaboradoras/es para compor a seção, com os seus respectivos nomes, filiação institucional, título do texto e um breve resumo deste; também apresentar um texto breve para uma chamada pública convidando outras/os autoras/es a submeterem textos para compor o dossiê sugerido. A composição final do número monográfico será realizada em conformidade entre os proponentes do dossiê e a equipe editorial da Revista. Será de responsabilidade das/dos proponentes o texto introdutório apresentando o dossiê.

Quanto à titulação, os autores devem se enquadrar em uma das categorias:

Mestres e/ou Doutores; alunos vinculados a programas stricto sensu (mestrado e doutorado); especialistas (lato sensu), exclusivamente, em coautoria com o orientador (Mestre ou Doutor). Em caso de coautoria, pelo menos um autor deve ter mestrado e/ou doutorado.