Laboratório Itinerante de Matemática e seu Ensino - LIME

Autores

  • Daniel de Jesus Silva Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

Laboratório, Matemática, Itinerante

Resumo

O LIME estabelece um ambiente experimental itinerante sobre a matemática e seu ensino em contextos educacionais formais e não formais, valorizando aspectos sociais e culturais. Considerando que, historicamente, tem se construído um arcabouço teórico e empírico que sustenta o uso de objetos e imagens como facilitadores da aprendizagem, destaca-se a necessidade de criação de laboratórios para propiciar experiências concretas sobre conhecimentos matemáticos a partir de materiais didáticos de diferentes tipos e disponibilizá-los até mesmo àqueles que não frequentam costumeiramente a universidade. Dessa forma, o LIME é balizado sobre três aspectos: conhecimento, crença e engenhosidade, no intuito de extrapolar os muros da universidade e alcançar públicos diversos, desde a Educação Básica até mesmo praças públicas. Assim, demarca-se a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) como importante e necessária instituição na produção de conhecimentos e saberes que atendam às demandas educacionais dos nossos territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Jesus Silva, Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente lotado no colegiado de Matemática do Departamento de Ciências Humanas, campus VI da UNEB. Mestre profissional em Matemática e Doutorando em Educação.

Referências

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 107-115, junho 2005.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (org.) O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. pp.03-37.

NOVAIS, J. M. A.; FERNANDES, J. P.; SANTOS, S. T.; SILVA, D.J. Vasilhas plásticas manipuláveis no estudo de volume: uma abordagem no cálculo integral para a formação docente. In: Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus, Bahia, 2019.

OLIVEIRA, Z. V.; KIKUCHI, L. M. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Caderno de pesquisa, v.48, n.169, p. 802 - 829, julho/setembro, 2018.

OLIVEIRA, J. V. S.; SILVA, D. J. Erre se possível! O desafio da função quadrática. In: Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus, Bahia, 2019.

SILVA, D. J. Ressignificando a cálculo de áreas por um produto educacional. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v.6, p. 223-234, 2019a.

SILVA, D. J. Ressignificação do lugar da disciplina cálculo na licenciatura para favorecer a formação do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2019, Cuiabá. Anais eletrônicos, Cuiabá: SBEM, 2019b. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/3602/371. Acesso em: 30 maio 2020.

SILVA, D. J. Ideia de estimativa por proporção de amostra em pesquisas eleitorais: uma experiência de sala de aula. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática. V. 3, p.5354-549, 2019c

SILVA, D. J. CAICXA ESTATÍSTICA: Otimizando o estudo de amostragem e estimação. Revista de Educação, Ciências e Matemática. V. 9, p.223-234, 2019d

SILVA, D. J. A arte de calcular comprimentos não lineares. In: Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilhéus, Bahia, 2019.

STEWART, James. Cálculo. V.2; tradução EZ2 Translate. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

SILVA, D. de J. Laboratório Itinerante de Matemática e seu Ensino - LIME. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 5, n. 2, p. 137–152, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/15810. Acesso em: 27 abr. 2024.