Internacionalização dos Currículos na Educação Básica

repercussões nas reformas em curso no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p187-203

Mots-clés :

Internacionalização, Currículo, Ensino Médio, Reforma

Résumé

O principal objetivo no trabalho, é discutir repercussões dos discursos formulados por organizações, redes e agências internacionais que se colocam em defesa da internacionalização da educação e dos currículos, na produção de políticas curriculares no Brasil em geral, e particularmente nas reformas curriculares que envolvem o Ensino Médio. Com esse propósito, são destacados elementos conceituais e ideários da internacionalização, colocados, em geral, como motivação para reformas. Na sequência, mostra-se como, no transito global-local, operam os sistemas de difusão dos discursos/textos em defesa da internacionalização. Finalmente, como demonstração desse alinhamento, destacam-se marcações contidas nos textos de reformas que envolvem o Ensino Médio no Brasil. Conclusivamente, afirma-se que a internacionalização como um conceito/fetiche segue seduzindo formuladores de políticas e que, já tendo conquistado territórios da Educação Superior, se lança pra ocupar também os da Educação Básica.

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Juares Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Estudos Sociais e em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Mestre em Educação - Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas -ICCP - Havana - Cuba/2002 e em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Pós-Doutor na Universidade do Minho, Braga/Portugal (2018). Professor aposentado do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UFSC. Líder do grupo de pesquisa ITINERA e do Grupo de Estudos em Educação Integral de SC. (GEEI.SC). Participa das seguintes redes de pesquisa: a) da REDHUMANI - Rede Brasileira por instituições educativas socialmente justas, cidades, campos e aldeias que educam. b) do OEMESC - Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina; c) Do Observatório Nacional de Educação Integral; d) da REDEPEL - Red de estudiantes y egresados de Postgrado en educación en Latinoamérica. Pesquisa e discute temas do campo do currículo. (ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9299-4441)

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Publié-e

2024-03-26

Comment citer

THIESEN, J. Internacionalização dos Currículos na Educação Básica: repercussões nas reformas em curso no Brasil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 187–203, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p187-203. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18491. Acesso em: 10 mai. 2024.