Escola pública estatal e a formação humana

Autores/as

  • Eraldo Leme Batista Faculdade de Educação da Unicamp
  • Jeferson Anibal Gonzalez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Lidiane Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p327-342

Palabras clave:

Escola Pública, Conhecimento científico, Ensino aprendizagem.

Resumen

Neste artigo, buscamos analisar o papel da escola pública no processo de transmissão do conhecimento e sua importância para a formação plena do ser humano. Partimos do pressuposto que a escola pública é fundamental para a educação dos filhos da classe trabalhadora, porém, a compreendemos como espaço permanente de luta de classe. Neste sentido, consideramos importante a transmissão do conhecimento científico historicamente acumulado pela sociedade, pois é a partir de reflexões e análise sobre este saber científico que as crianças e jovens podem adquirir a consciência de classe, afastando-se da alienação. É por meio da conscientização da classe trabalhadora que se alcança o desmascaramento dos discursos ideológicos do Estado, revelando ainda o posicionamento que este toma ao “regular” os interesses antagônicos da sociedade capitalista. Por meio da pedagogia histórico-crítica e seu método materialista histórico dialético analisamos a educação emancipatória, pautando o artigo em autores como, Saviani, Freire, Marsiglia entre outros.

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Biografía del autor/a

Eraldo Leme Batista, Faculdade de Educação da Unicamp

1. Doutor em Educação pela Unicamp. Pós Doutorado em Educação (Política Educacional) pela UEM e Pós Doutorado em Educação (História da Educação) pela UNIOESTE. Pesquisador em História da Educação e Política Educacional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: HISTEDBR. ORCID:0000-0003-0462-5350 Email: eraldo_batista@hotmail.com -

[1] Mestre em Educação pela Unicamp; Docente no IFSP/Campus Hortolândia – SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: HISTEDBR. ORCID: 0000-0002-7118-5132E-mail: jeferson.gonzalez@ifsp.edu.br

[1] Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes. Membro do Grupo de Estudos: Marxismo e Educação. ORCID: 0000-0002-4626-4453. E-mail: lidiane.teixeira@ifsuldeminas.edu.br

Jeferson Anibal Gonzalez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Hortolândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

Lidiane Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes. Membro do Grupo de Estudos Marxismo e Educação

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Publicado

2021-09-30

Cómo citar

BATISTA, E. L.; GONZALEZ, J. A. .; TEIXEIRA, L. . Escola pública estatal e a formação humana. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 327–342, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p327-342. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8617. Acesso em: 27 may. 2024.