O IMPACTO DO BI/MULTILINGUISMO SOBRE O POTENCIALCRIATIVO EM SALA DE AULA – UMA ABORDAGEM VIA TEORIADOS SISTEMAS DINÂMICOS

Autores/as

  • Márcia Cristina Zimmer Centro Universitário Ritter dos Reis UNIRITTER.
  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palabras clave:

Bi/multilinguismo, Controle executivo, Potencial criativo, Ensino

Resumen

Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao
controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que se reflita sobre o papel da escola, bem como os desafios enfrentados pelo educador frente à tarefa de construção colaborativa de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Cristina Zimmer, Centro Universitário Ritter dos Reis UNIRITTER.

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora Adjunta I - Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER). Membro do Grupo de
Pesquisa Dinâmica Fônica (DINAFON).

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

ABUTALEBI, J.; GREEN, D. Bilingual language production: The neurocognition of language representation and control. Journal of Neurolinguistics, v. 20, n. 3, p. 242-275, 2007.

ALBANO, E. C. Uma introdução à dinâmica em fonologia, com foco nos trabalhos desta coletânea. Revista da Abralin, v. 11, n. 2. p. 1-30, ago. 2012.

BIALYSTOK, Ellen. Bilingualism: the good, the bad, and the indifferent. Bilingualism: Language and Cogni-tion, v. 12, n. 1, p. 3-11, 2009.

BIALYSTOK, Ellen. et al. Bilingualism, aging and cognitive control: evidence from the Simon Task. American Psychological Association Psychology and Aging, v. 19, n. 2, p. 290-303, 2004.

BIALYSTOK, Ellen ; CRAIK, F. I. M.; LUK, G. Cognitive control and lexical access in younger and older bilin-guals. Journal of Experimental Psychology: Learning, memory, and cognition, v. 34, n. 4, p. 859-873, 2008.

BIALYSTOK, Ellen ; FERGUS, I. M.; FREEDMAN, M. Bilingualism as a protection against the onset of symp-toms of dementia. Neuropsychology, n. 45, p. 459-464, 2007.

BIALYSTOK, Ellen; FENG, X. Language proficiency and its implications for monolingual and bilingual children. In: DURGUNOGLU, A.; GOLDENBERG, C. (Ed.). Challenges for language learners in language and literacy development. New York: Guilford Press, 2011. p. 121-140.

BLANK, C. A influência grafo-fônico-fonológica na produção oral e no processamento de priming em mul-tilíngues: uma perspectiva dinâmica. 2013. 225 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2013.

BLANK, C.; BANDEIRA, M. O desempenho de multilíngues em tarefas de controle inibitório e de priming gra-fo-fônico-fonológico. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 26, n. 51, p. 52-78, 2011.

BLANK, C.; ZIMMER, M. C. A influência da grafia em tarefa de acesso lexical envolvendo a L2 (francês) e a L3 (inglês) de um multilíngue: uma abordagem via sistemas dinâmicos. Calidoscópio (UNISINOS), v. 9, p. 28-40, 2011.

BRENTANO, L.; FONTES, A.B.A.L. Bilinguismo escolar ou familiar? Novas evidências apontam para a impor-tância do contexto escolar no desenvolvimento do controle inibitório. Organon, Porto Alegre, v. 26, n. 51, p. 19-38, jul./dez.2011.

CENOZ, J. Research on multilingual acquisition. In: CENOZ, J.; JESSNER, U. (Ed.). English in Europe: the ac-quisition of a third language. Clevedon: Multilingual Matters, 2000. p. 39-53.

COSTA, A. Lexical access in bilingual production. In: KROLL, J. F.; GROOT, A. M. B. (Ed.). Handbook of bi-lingualism: psycholinguistic approaches. New York: Oxford University Press, 2005. p. 308-325.

CUMMINS, J. Bilingualism and the development of metalinguistic awareness. Journal of Cross Cultural Psy-chology, v. 9, n. 2, p. 131-149, 1978.

DE BOT, Kees; MAKONI, S. Language and aging in multilingual contexts. Bristol, England: Multilingual Mat-ters, 2004.

DE BOT, K; VERSPOOR, M.; LOWIE, W. Dynamic Systems Theory and applied linguistics: the ultimate ‘so what’? International Journal of Applied Linguistics, v. 15, n. 1, p. 116-118, mar. 2005.

DE BOT, K.; LOWIE, W.; VERSPOOR, M. A Dynamic Systems Theory approach to second language acquisi-tion. Bilingualism: Language and Cognition, v. 1, n. 10, p. 7-21, 2007.

ELLIS, N. C. Dynamic systems and SLA: the wood and the trees. Bilingualism: Language and Cognition, v. 10, n. 1, p. 23-25, 2007.

ELMAN, J. L. Language as a dynamical system. In: PORT, R.; VAN GELDER, T. (Ed.). Mind as motion: explo-rations in the dynamics of cognition. Cambridge, MA: MIT Press, 1995. p. 195-223.

______. Lexical knowledge without a mental lexicon? The Mental Lexicon, v. 60, n. 2, p. 1-33, 2011.

FINGER, I.; ZIMMER, M. C.; FONTES, A. B. A. L. El bilingüismo en el mantenimiento de las funciones cogniti-vas a lo largo del curso de envejecimiento. In: CONGRESO DE LA SOCIEDAD LATINOAMERICANA DE NEUROPSICOLOGÍA, 12, 2011, Santiago. Programa y Resúmenes. Santiago: Pontifícia Universidad Católica de Chile, 2011. p. 13-14.

FITZSIMMONS, Stacey. Seeing life through bicultural frames: real-life primes for bicultural frame switching. Journal of the Institute for the Humanities, p. 160-173, 2007.

GOLLAN, T. H.; MONTOYA, R. I.; WERNER, G. A. Semantic and letter fluency in Spanish–English bilinguals. Neuropsychology, v. 16, n. 4, p. 562-576, Oct. 2002.

GOLLAN, T. H.; ACENAS, L. A. R. What is a TOT? Cognate and translation effects on tip-of-the-tongue states in Spanish–English and Tagalog–English bilinguals. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, v. 30, n. 1, p. 246-269, 2004.

GOLLAN, T. H. et al. The bilingual effect on Boston Naming Test performance. Journal of the International Neuropsychological Society, v. 13, n. 2, p. 197-208, Mar. 2007.

GREEN, D. W. Mental control of the bilingual lexico-semantic system. Bilingualism: Language and Cognition. v. 1, p. 67-81, 1998.

GROSJEAN, F. Studying bilinguals. Oxford: OUP, 2008.

GUILFORD, J. P. The nature of human intelligence. New York: Mc Graw Hill, 1967.

HAJEK, John. Multilingual knowledge, practices and attitudes in the European Union. In: WARREN, Jane; BENBOW, Heather Merle (Ed.). Multilingual Europe: reflections on language and identity. Cambridge: Cam-bridge Scholars Publishing, 2008, p. 167-184.

HAMDAN, Amer Cavalheiro; BUENO, Orlando Francisco Amodeo. Relações entre controle executivo e memó-ria episódica verbal no comprometimento cognitivo leve e na demência tipo Alzheimer. Estudos de Psicologia, v. 10, n. 1, p. 63-71, 2005.

HERDINA, P.; JESSNER, U. A dynamic model of multilingualism: perspectives of change in psycholinguistics. Clevedon: Multilingual Matters, 2002.

HONG, Y.; CHIU, C. Demographics and culture. In: ELLIOT, A.; CAROL, D. (Ed.). Handbook of competence and motivation. Guilford Publications: New York, 2005. p. 489-508.

KELSO, J. Dynamic patterns: the self-organization of brain and behavior (Complex Adaptative Systems). Mas-sachusetts: MIT, 1995.

KHARKHURIN, A. V. The role of bilingualism in creative performance on divergent thinking and invented alien creatures tests. Journal of Creative Behavior, n. 43, p. 59-71, 2009.

______. The effect of linguistic proficiency, age of second language acquisition and length of exposure to a new environment on bilinguals’ divergent thinking. Bilingualism: Language and Cognition, v. 11, n. 2, p. 225-243, 2008.

______. On the possible relationships between bilingualism, biculturalism and creativity: a cognitive perspective. 2005. 72 f. Dissertation (PhD in Philosophy) - City University of New York, New York, 2005. Disponível em: <http://www.academic.brooklyn.cony.edu/psych/kharkhurin-dissertation-2005-pdf>. Acesso em: 27 abr. 2013.

KROLL, Judith F.; BIALYSTOK, Ellen. Understanding the consequences of bilingualism for language processing and cognition. Journal of Cognitive Psychology, v. 25, n. 5, p. 497-514, May 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/20445911.2013.799170>. Acesso em: 15 set. 2013.

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 141-165, 1997.

LEUNG, K.; MORRIS, W. K. Culture and creativity: a Social Psychological analysis. In: CREMER, D.; VAN DICK, R.; MURGNIGHAN, J. K. (Ed.). Social Psychology and organizations. London: Routledge, 2010. p. 371- 396.

MARTIN-RHEE, Michelle M.; BIALYSTOK, Ellen. The development of two types of inhibitory control in mon-olingual and bilingual children. Bilingualism: language and cognition, v. 11, n. 1, p. 81-93, 2008.

MENDONÇA, P. F.; FLEITH, D. Relação entre criatividade, inteligência e autoconceito em alunos monolíngues e bilíngues. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 59-70, 2005. Disponível em: <http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br.> Acesso em: 15 mar. 2011.

OLLER, D. K.; EILERS, R. E. (Ed.). Language and literacy in bilingual children. Clevedon: Multilingual Matters, 2002.

PEAL, E.; LAMBERT, W. The relation of bilingualism to intelligence. Psychological Monographs, v. 76, n. 27, p. 1-23, 1962.

PINTO, L. M. C. A relação entre o bilinguismo e as funções executivas no envelhecimento. 2009. 127 f. Dis-sertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRitter, Porto Alegre, 2009.

POSNER, R. The romance languages. Cambridge: CUP, 1996.

RANSDELL, S. E.; FISCHLER, I. Memory in a monolingual mode: when are bilinguals at a disadvantage? Journal of Memory & Language, v. 26, n. 4, p. 392-405, Aug. 1987.

RICCIARDELLI, L. A. Creativity and bilingualism. Journal of Creative Behavior, v. 26, n. 4, p. 242-254, 1992.

RODRIGUES, L. R. Cognitive differences between monolinguals and bi/multilinguals: executive functions boosted by code-switching? 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2013.

RODRIGUES, L. R.; ZIMMER, M. C. Possible consequences of code-switching on the bilingual brain: inhibitory and attentional control. In: LANGUAGE AND NEUROSCIENCE CONFERENCE, 2012, Florianópolis. Pro-gram Book. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. p. 38-39.

ROSSI, S. L`interference lexicale dans l´acquisition d´une troisieme langue: effet langue seconde ou distance typologique? 2006. 172 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – University of Calgary, Calgary, Canadá, 2006.

SAER, D. J. The effects of bilingualism on intelligence. British Journal of Psychology, n. 14, p. 25-38, 1923.

TORRANCE, E. P. Rewarding creative behavior. New Jersey: Prentice Hall, 1965.

VAN GELDER, T.; PORT, R. It’s about time. In: PORT, R; VAN GELDER, T. (Ed.). Mind as motion: explora-tions in the dynamics of cognition. Cambridge, MA: MIT Press, 1995. p. 1-43.

WECHSLER, S.; NAKANO, T. C. Caminhos para a avaliação da criatividade: perspectiva brasileira. In: PRIMI, R. (Org.). Temas em avaliação psicológica. Campinas, SP: IDB, 2002. p. 103-115.

WEINREICH, U. Languages in contact: findings and problems. New York: Linguistic Circle of New York, 1953.

ZIMMER, M. C.; ALVES, U. K. Uma visão dinâmica da produção da fala em L2: o caso da dessonorização terminal. Revista da Abralin, v. 11, n. 2, p. 221-272, ago. 2012.

ZIMMER, M. C.; FINGER, I.; SCHERER, L. Do bilinguismo ao multilinguismo: intersecções entre a psicolin-guística e a neurolinguística. ReVEL – Revista Virtual de Estudos da Linguagem. v. 6, n. 11, ago. 2008. Dis-ponível em: <http://www.revel inf.br>. Acesso em: 19 jun. 2013.

ZIMMER, M. C.; SILVEIRA, R.; ALVES, U. K. Pronunciation instruction for Brazilians: bringing theory and practice together. Newcastle: Cambrige Scholars Publishing, 2009.

Cómo citar

ZIMMER, M. C.; ALVES, U. K. O IMPACTO DO BI/MULTILINGUISMO SOBRE O POTENCIALCRIATIVO EM SALA DE AULA – UMA ABORDAGEM VIA TEORIADOS SISTEMAS DINÂMICOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/825. Acesso em: 13 may. 2024.