Etnometodologia e Pesquisa Qualitativa em Saúde

observar, ouvir, descrever

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p33-43

Palabras clave:

Etnometodologia, Observar, Escutar, Descrever

Resumen

Depois de lembrar a inversão teórica feita pela etnometodologia e as frequentes interpretações errôneas associadas a ela, este artigo trata de algumas das realizações práticas, que visam investigar a prática de atores sociais comuns que constantemente aplicam suas habilidades sociais através de seu “raciocínio sociológico prático”. Essa competência não é restrita a poucos, como aos sociólogos, por exemplo, mas é exercida por todos os seres humanos em suas trocas diárias. Tendo em conta esse aspecto fundador, o artigo desenvolve, em relaçao a certos conceitos da etnometodologia, três operações “elementares” que qualquer pesquisador nos campos da saúde ou da educação e, mais geralmente,das ciências sociais e humanas pode facilmente utilizar: observar, escutar e descrever.

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Biografía del autor/a

Alain Coulon, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Sociologia da Educação pela Universidade de Paris 8. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Bahia (PPGSAT/FAMED/UFBA).

Cómo citar

COULON, A. Etnometodologia e Pesquisa Qualitativa em Saúde: observar, ouvir, descrever. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 56, p. 33–43, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p33-43. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7865. Acesso em: 18 may. 2024.