A MÚSICA E AS ARTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: POLIVALÊNCIA OU INTERDISCIPLINARIDADE?

Autores/as

  • Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo Institute of Techonology - RMIT University

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p79-96

Palabras clave:

Educação musical, Música e pedagogia, Formação de pedagogos, Polivalência, Interdisciplinaridade

Resumen

O objetivo deste texto é discutir questões relacionadas à música e às artes na formação do pedagogo que atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O foco da discussão está nos conceitos de polivalência e interdisciplinaridade, buscando entender de que forma tais conceitos se aplicam, se complementam, ou se sobrepõem em documentos oficiais. A metodologia baseia-se nos princípios da pesquisa documental, valendo-se de textos referentes à legislação educacional em diálogo com a literatura. Os resultados apontam para a imprecisão nas orientações legais referentes ao professor que deveria ensinar música ou artes, além da utilização também imprecisa ou incompleta do conceito de interdisciplinaridade em vários textos, o que contribui para a manutenção de práticas educacionais predominantemente disciplinares. No caso do ensino da música e das artes, apesar dos documentos oficiais não indicarem a polivalência como modelo pedagógico, a literatura evidencia a presença desta prática em diversos contextos educacionais. Como conclusão, é evidente a necessidade de mais estudos específicos sobre interdisciplinaridade e ensino das artes a fim de se construir um referencial mais sólido para as propostas educacionais na formação do pedagogo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto as práticas cotidianas do professor. 2000. 423f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2000.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 10 jan. 2017.

______. Parecer CFE nº 540, de 10 de fevereiro de 1977. Sobre o tratamento a ser dado aos componentes curriculares previstos no art. 7º da Lei 5.692/71. Documenta, Rio de Janeiro, n. 195, p. 22-34, fev. 1977. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/ fontes_escritas/7_Gov_Militar/parecer n. 540-1977 sobre o tratamento a ser dado aos comp curriculares.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Lei 9.394/96. Brasília, DF: Diário Oficial da União, Ano CXXXIV, n. 248, de 23/12/96, p. 27.833-27.841, 1996.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª). Brasília, DF: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 2, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências. Brasília, DF, 2004a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES02-04.pdf >. Acesso em: 05 jan. 2017.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências. Brasília, DF, 2004b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03-04.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 4, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências. Brasília, DF, 2004c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04-04.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2017.

______. Presidência da República. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9.394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>. Acesso em: 02 jan. 2017.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 1, de 16 de janeiro de 2009. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2009/rces001_09.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.

______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, resolução nº 2de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 jan. 2017.

______. Presidência da República. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF, 2016. Disponível em <http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/333393820/lei-13278-16>. Acesso em: 20 ago. 2016.

DALLABRIDA, Iara Cadore; SOUZA, Zelmieden Adornes de; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. “Deu um tempinho, vamos fazer uma musiquinha!”: a música nos anos iniciais do ensino fundamental. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas (Org.). Educação musical e pedagogia: pesquisas, escutas e ações. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. p. 143-168.

DEL-BEN, Luciana. Et al. Sobre a docência de música na educação básica: uma análise de editais de concurso público para professor. Opus, v. 22, n. 2, p. 543-567, dez. 2016.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. The music preparation of generalist teachers in Brazil. 2003. 364f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Educação, Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT) University, Melbourne, Austrália, 2003.

______. Teaching music in the preparation of generalist teachers: A Brazilian experience. Bulletin of the Council for Research in Music Education, n. 161/162, p. 73-81, 2004a.

______. A preparação musical de professores generalistas no Brasil. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 55-62, 2004b.

______. A pesquisa sobre a prática musical de professores generalistas no Brasil: situação atual e perspectivas para o futuro. Em Pauta, v. 18, n. 31, p. 30-50, 2007.

______. O ensino de música na educação brasileira: um breve panorama a partir da legislação educacional. In: ALCÂNTARA, Luz Marina; TEXEIRA, Edvânia Braz (Org.). O ensino de música: desafios e possibilidades contemporâneas, v. 1. Goiânia: SEDUC/Governo de Goiás, 2009. p. 81-89.

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de; MEURER, Rafael Prim. Educação musical no currículo escolar: uma análise dos impactos da Lei no 11.769/08. Opus, v. 22, n. 2, p. 515-542, dez. 2016.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da UNESP, 2005.

FUCKS, Rosa. O discurso do silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HENTSCHKE, Liane; OLIVEIRA, Alda. Music curriculum development and evaluation based on Swanwick’s theory. International Journal of Music Education, v. 34, p. 14-29, 1999.

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Universidade e interdisciplinaridade. In: ______ (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 172-182.

MANZKE, Vitor Hugo Rodrigues. Formação musical de professores generalistas: uma reflexão sobre o processo de formação continuada. 2016. 157f. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: <http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00001e/00001edd.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2017.

OESTERREICH, Frankiele; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. A história da disciplina música no curso de pedagogia da UFSM (1984-2008) In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas (Org.). Educação musical e pedagogia: pesquisas, escutas e ações. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. p. 89-116.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 3. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2014.

PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, nº 7, p. 7-19, 2002.

______. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

PEREIRA, Joana Lopes. Et al. Modos de conceber a docência de música na educação básica: uma análise de editais de concursos públicos para professores. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 24., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPPOM, 2014.

SCHEIBE, Leda; DURLI, Zenilde. Curso de Pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente. Educação em Foco, v. 14, n. 17, p. 79-109, jul. 2011.

STORI, Regina. As Diretrizes Curriculares de Arte do Estado do Paraná: uma análise dos fundamentos e da gestão do ensino de música em Ponta Grossa/PR (2003-2010). 2011. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2011.

SUBTIL, Maria José Dozza. A Lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, v. 12, n. 3, p. 125-151, set./dez. 2012.

TOURINHO, Irene. Usos e funções da música na escola pública de 1º grau. Fundamentos da Educação Musical, ABEM, Porto Alegre, v. 1, 91-113, 1993.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Florianópolis: FAED, 2010. Disponível em: <http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/495/pedagogia_2012.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2017.

WERLE, Kelly; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A produção científica focalizada na relação professores não-especialistas em música e educação musical: um mapeamento de produções da Abem. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, p. 29-39, set. 2009.

Publicado

2019-11-12

Cómo citar

FIGUEIREDO, S. L. F. de. A MÚSICA E AS ARTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: POLIVALÊNCIA OU INTERDISCIPLINARIDADE?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 79–96, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p79-96. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7567. Acesso em: 18 may. 2024.