O discurso sobre a institucionalidade da educação de jovens e adultos na perspectiva da educação popular

Autores/as

  • Marcos Angelus Miranda de Alcantara Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p211-221

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Instituição escolar. Educação popular.

Resumen

Este texto decorre do projeto de pesquisa intitulado “O enunciado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba/campus I”. Trata-se de uma dissertação de mestrado, situada teórica e metodologicamente a partir da Análise Arqueológica do Discurso, que toma algumas contribuições de Michel Foucault (2008). Este artigo explica como se dão as relações entre a EJA e a instituição escolar na ordem do discurso que está presente na formação de pedagogos(as) na universidade mencionada. O trabalho sinaliza a existência de um discurso que transita pela dicotomia entre o modelo escolar existente – ao menos desde o surgimento da modernidade – e a EJA, marcada por uma trajetória política de lutas sociais e por uma identidade militante forjada pelo paradigma da Educação Popular. Portanto, o discurso investigado propõe uma síntese entre a instituição escolar e a EJA, para se respeitar o direito à educação dos jovens e adultos que não tiveram esse acesso em suas trajetórias de vida.

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Biografía del autor/a

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Educação pela UFPB. Endereço para contato: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB).

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Fundamentação da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB).

Citas

ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de. O enunciado da Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFPB/Campus I. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação

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Publicado

2015-06-19

Cómo citar

ALCANTARA, M. A. M. de; CARLOS, E. J. O discurso sobre a institucionalidade da educação de jovens e adultos na perspectiva da educação popular. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 211–221, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p211-221. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1328. Acesso em: 14 may. 2024.