Internacionalização da Educação

tessitura de um dossiê

Autores

Palavras-chave:

Apresentação, Internacionalização da Educação

Resumo

Diante de um contexto de tantas tensões e de um mundo em conflito, decorrentes de desigual[1]dades sociais, econômicas e culturais, a reflexão sobre as condições necessárias para desenvolver e fortalecer novos olhares sobre processos edu[1]cativos/formativos que promovam a dignidade humana ‘glocal’ nos põe inquietantes questões acerca da Internacionalização da Educação. Num mundo cada vez mais (multi)polarizado, as dúvidas sobre os direitos humanos e os sis[1]temas democráticos evidenciam a urgência de repensar o sentido da educação em tempos de grandes transformações/transições, suas fragi[1]lidades, forças e potências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Cesar Rios Leiro, UNEB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Universidade de Lisboa (ULisboa), mestre em Educação pela UFBA e licenciado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Possui formação em radialismo pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e em Administração Esportiva pela UCSal. Pós-doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/ Instituto de Ciências Sociais da Ulisboa. É Professor Pleno (Titular) do DEDC II da UNEB e Professor Titular da FACED/UFBA. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB e foi Editor Geral da Revista Educação e Contemporaneidade da UNEB. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídia/memória, Educação e Lazer (MEL) da UFBA e na UNEB, é líder do Grupo de Estudos em Formação do Educador, Comunicação e Memória (FECOM).

Mônica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Realizou um Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da Università Cattolica del Sacro Cuore, Milano (2016) e um estágio pos-doutoral na Universitat de Lleída, Espanha, em diálogo com a Università degli Studi Roma Tre, Italia, entre 2021-2022. Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq.

Referências

LEIRO, Augusto Cesar Rios , FANTIN, Mônica, Internacionalização da Educaçãoi: tessitura de um dossiê. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade,v.33 n. 73, Salvador,2024 .

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-09

Como Citar

RIOS LEIRO, A. C.; FANTIN, M. Internacionalização da Educação: tessitura de um dossiê. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 13–18, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20003. Acesso em: 30 abr. 2024.