Internacionalização Intercultural e Redes Colaborativas

entrevista com Marilia Morosini, uma referência da pesquisa em  Internacionalização da Educação no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Iternacionalização; Educação; Internacionalização da Educação

Resumo

T

Trata-se de uma entrevista com a Professora Doutora Marília Costa Morosini, realizada na PUC-RS pelos coordenadores do Dossiê sobre Internacionalização da Educação, Prof. Dr. Cesar Leiro (UNEB/UFBA) e Profa. Dra. Mônica Fantin (UFSC). A entrevista tomada aqui como constructo teórico interessado em revelar experiências investigativas, formulações teóricas e tendências acerca da Internacionalização da educação aborda diferentes entendimentos da educação e da internacionalização, destacando uma perspectiva internacional e intercultural de respeito crítico ao outro e as possibilidades de redes colaborativas. Além do aspecto institucional, destaca-se  a Internacionalização em Casa e os aspectos cognitivo e socioemocional no âmbito da formação para o mundo. A natureza semiestruturada da entrevista permitiu ainda percorrer trilhas pessoais e caminhos acadêmicos que transcendem fronteiras com a intenção de oferecer aos leitores e leitoras informações sobre a trajetória acadêmica de uma das mais referenciadas pesquisadora do tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada e bacharel em em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia Educacional e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). Bolsista produtividade 1A do CNPq.

Referências

Morosini, Marília Costa

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-26

Como Citar

LEIRO, A. C. R.; FANTIN, M.; MOROSINI, M. C. Internacionalização Intercultural e Redes Colaborativas: entrevista com Marilia Morosini, uma referência da pesquisa em  Internacionalização da Educação no Brasil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 321–331, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19468. Acesso em: 27 abr. 2024.