Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil

o programa CAPES-PrInt (2018-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p91-107

Palavras-chave:

Política da educação, Educação superior, Internacionalização da educação, Pós-graduação

Resumo

O artigo analisa as políticas de internacionalização da pós-graduação com foco no Programa Institucional de Internacionalização – Programa CAPES-PrInt. Tem como pressuposto que o Programa é uma estratégia de indução da Capes, em um contexto de políticas de ajuste fiscal e de aproximação de algumas universidades brasileiras ao conceito de Universidade de Classe Mundial, difundido ela OMC e Banco Mundial. Trata-se de um estudo exploratório no qual se realizou os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; análise de documentos pertinentes à criação do Programa Capes Print; e dados referentes às bolsas concedidas e aos recursos investidos nos anos de 2018 e 2022. O estudo conclui que o Programa Print é altamente seletivo; beneficia os Programas mais bem-conceituados do Sistema Nacional de Pós-graduação do país, aumentando, cada vez mais, as assimetrias regionais. Não atende, portanto, às demandas de internacionalização da pós-graduação brasileira no seu conjunto.

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Biografia do Autor

Bruno Layson Ferreira Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pela da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES DS.

Fabiana Araújo Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES DS. Pesquisa as temáticas da Internacionalização e Expansão da Educação Superior.

Alda Maria Duarte Araújo Castro , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de formação de professores, políticas de educação a distância e de educação superior. Exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 2012 a 2015. Pesquisadora integrante da Rede Universitas/Br.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-26

Como Citar

LEÃO, B. L. F.; ARAÚJO NOGUEIRA, F.; DUARTE ARAÚJO CASTRO , A. M. Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil: o programa CAPES-PrInt (2018-2022). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 91–107, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p91-107. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18489. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73