Intergeracionalidade, Gênero e Sexualidade

(re)existências no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p281-300

Palavras-chave:

Universidade, Intergeracionalidade, Gênero, Sexualidade, Interseccionalidade

Resumo

O estudo foi realizado com pessoas idosas e jovens que experimentaram a convivência em disciplinas de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Partimos da intergeracionalidade e das intersecções com gênero e sexualidade. Foram sujeitos da pesquisa 15 pessoas idosas e 15 jovens que responderam a um questionário com dados de perfil e participaram de entrevista com roteiro semiestruturado. Para a análise do perfil sociológico e dos discursos utilizamos a abordagem interseccional construcionista e a perspectiva foucaultiana. A maior parte dos sujeitos (86,67% das pessoas idosas e 60% dos/as jovens) foi formada por mulheres cisgênero. Somente entre jovens encontramos pessoas pretas e pluralidade de orientação sexual. Encontramos enunciados que articulam dispositivos de aliança e de sexualidade. As reflexões oferecem contribuições para (re)pensar e lidar com os marcadores sociais da diferença, na perspectiva original da interseccionalidade: compromisso com a justiça social.

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Biografia do Autor

Eduardo Ramirez Meza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Sociais (2019) e mestrado em Estudos Culturais (2022) pela UFMS. Técnico de nível médio da UFMS, participou do Programa Escola de Conselhos (1999-2008). Coordenou a Secretaria Executiva do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (dez/2008-abr/2011). Criou o Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa/UFMS (2011), atual Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa/UFMS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoa idosa, garantia e defesa de direitos, controle social de políticas públicas e relações de poder na intergeracionalidade.

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

RAMIREZ MEZA, E.; VICTOR DA ROSA, M. Intergeracionalidade, Gênero e Sexualidade: (re)existências no ensino superior. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 281–300, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p281-300. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17682. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72