O Projeto de Educação em Tempo Integral no Estado do Amazonas como garantia do Direito à Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p160-174

Palavras-chave:

Políticas de Educação Integral;, Educação em Tempo Integral;, Educação em Tempo Integral no Amazonas.

Resumo

Este trabalho discute o Projeto de Educação em Tempo Integral implantado no Amazonas. A educação em tempo integral é uma política educacional implantada no Brasil em 1950, servindo de exemplo para a criação de outros programas a exemplo do Centro Elementar de Brasília e o Centro Integrado de Educação Pública – CIEP no Rio de Janeiro, dentre outros. Objetiva analisar os dois projetos implantados no estado, 2008 e 2011, com garantia do direito à educação como desenvolvimento humano. Como metodologias foi feita a análise documental dos projetos analisando-os à luz dos teóricos que discutem o direito à educação. Os resultados nos mostram que, mesmo reconhecendo a importância da educação em tempo integral como garantia do direito à educação como desenvolvimento humano, o projeto ainda caminha numa perspectiva neoliberal incompatível com o que determina o art. 205 da Constituição Federal no que tange ao desenvolvimento pleno da pessoa humana.

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Biografia do Autor

Angela Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora

Universidade Federal do Amazonas, Colegiado de Pedagogia, Humaitá, Brasil

Zilda Gláucia Elias Franco, Universidade Federal do Amazonas

Doutora

Universidade Federal do Amazonas, Colegiado de Pedagogia, Humaitá, Brasil

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. G. de; FRANCO, Z. G. E. O Projeto de Educação em Tempo Integral no Estado do Amazonas como garantia do Direito à Educação . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 160–174, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p160-174. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15871. Acesso em: 8 maio. 2024.