EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.10Keywords:
Education of/in the Field, School of/in the Field, Critical Historical PedagogyAbstract
In the text, the philosophical reflection about the category "possibility" takes into consideration the approaches made in the Specialization Course in Critical-Historical Pedagogy for the Schools of the Field of FACED/UFBA, to a Marxist pedagogical theory, deepened from studies about the theory of Cultural Historical development, which has been developed in Brazil for 40 years. The possibility of transforming Critical Historical Pedagogy into reality is linked to the existence of rural education and rural schools. The educational data show the violent attack on public education, promoted by the ultra-neoliberal politics, by the State of exception, which requires active resistance, which implies in the capacity of critical reflection, of collective action, of propositions that overcome the contradictions, assuming as a class, tasks, tactics, and strategies that overcome capitalism and its destructive logic.
Keywords: Education of/in the Field. School of/in the Field. Critical Historical Pedagogy.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.