CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A REMUNERAÇÃO SALARIAL E SATISFAÇÃO COM A CARREIRA

Palavras-chave: Trabalho docente, Salário, Condições de trabalho

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as condições de trabalho docente na cidade de Serrolândia/Bahia, com foco na análise sobre a remuneração salarial e a satisfação com a carreira. Esta, ressalta a necessidade de refletir sobre as condições de trabalho dos docentes, visando contribuir para a construção de políticas públicas educacionais e consequentemente a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, entendendo, portanto, a remuneração salarial e a satisfação com a carreira, como indicadores que incidem diretamente sobre as condições de trabalho.  Do ponto de vista metodológico, optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo), utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Usamos como técnica de análise dos dados, a análise estatística e a análise crítica. Nossos sujeitos colaboradores foram os docentes da educação básica do ensino público da zona urbana e rural da rede municipal da cidade de Serrolândia/Bahia. Obtivemos como principais resultados, um alto índice de docentes que tem sua remuneração em até 2 salários mínimos, bem como, a maioria dos entrevistados se consideram insatisfeitos com a remuneração salarial e com a carreira, considerando sua remuneração incompatível/injusta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Maia de Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Educação Física. Membro do grupo de estudos Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer.

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação e Contemporaneidade. 

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada e pesquisador no Laboratório de Avaliação e Intervenção em Atividade Motora Adaptada.

Elizeu Clementino de Souza, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia. Doutor e Pós-Doutor em Educação. 

Referências

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB- Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/ce2016/Lei%209394. Acesso em: 07.11.2016.

CABRAL NETO, Antônio; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (org.). Trabalho Docente: desafios no cotidiano da educação básica- 1ª edição, Campinas, SP: Mercado de letras, Natal RN, 2013.

DUARTE, Adriana; MELO, Savana Diniz Gomes; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. O trabalho docente na Educação Básica em Minas Gerais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 5°ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Índice Brasileiro de Geografia e Estatísticas, 2018. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=292740 Acesso em: 25/04/2019.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP 2015. Disponível em: http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/ Acesso em: 18/09/2015 às: 14:30

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Piso Salarial dos Professores. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=34061. Acesso em: 07.11.2016.

OLIVEIRA, Dalila Andrade, VIEIRA, Lívia fraga (org.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Trabalho docente na Educação Básica no Brasil. (Relatório de pesquisa). GESTRADO, UFMG, 2010.

SERROLÂNDIA, Projeto de Lei Nº 568 De 23 de Julho De 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação – PME do Município de SERROLÂNDIA, em consonância com a Lei nº 13.005/2014 que trata do Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2015. Disponível em: http://www.serrolandia.ba.gov.br/diarioOficial/download/751/1247/0

Publicado
2020-11-02
Métricas
  • Visualizações do Artigo 109
  • ♪Áudio♪ downloads: 2
Como Citar
Araújo, C. M. de, Ramos, M. D. P., Silva, O. O. N. da, & Souza, E. C. de. (2020). CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A REMUNERAÇÃO SALARIAL E SATISFAÇÃO COM A CARREIRA. Cenas Educacionais, 3, e9907. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9907
Seção
Dossiê temático