EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA: PROPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Escola.

Resumo

A inclusão e exclusão da dança na escola ocorrem a partir dos diferentes interesses e concepções acerca da educação e formação humana e técnica das crianças e jovens. Visto a dança como possibilidade educativa, possuindo propostas de ensino sistematizadas delimitamos como objetivo deste trabalho discutir acerca do trato do conhecimento da dança no espaço escolar, especificamente, no espaço das aulas de Educação Física. Recorremos às concepções, conceitos e proposições para o trato do conhecimento e organização do trabalho pedagógico da dança no espaço escolar. Estudo bibliográfico onde delineamos os limites e possibilidades de superação das problemáticas significativas ao trato com o conhecimento da dança no contexto da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Educação e Contemporaneidade. Licenciado em Educação Física. Pesquisador no Grupo "Corporhis": Corpo, História e Cultura e no Grupo AGENTE.

Ana Gabriela Alves Medeiros, Doutoranda em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto - Portugal

Mestra e Licenciada em Educação Física. Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar e Esporte e do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). v. 3. Brasília: MEC, 1997.

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Revista Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói: RJ. V. 2, n. 1 (suplemento), 2001.

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

FRIGOTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: Perspectivas de final de século. Petrópolis/RJ. Vozes, 1998.

CASTRO JÚNIOR, Luís Vitor; SANTOS JUNIOR, Flávio Cardoso dos; FERRAZ, Ana Rita Queiroz. As performances dos corpos dançando na rua: narrativas dramáticas no vídeo vai no cavalinho. Cenas Educacionais, v.2, n.2, p.96-111, 2019.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo, Summus, 1978.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje – textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. A dança como conteúdo específico nos cursos de EF e como área de estudos no Ensino Superior. São Paulo: USP, 1990. (Dissertação de Mestrado).

NANNI, Dionísia. Dança Educação – Princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

RESENDE, Helder Guerra de; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Conhecimento e especificidade da Educação Física escola, na perspectiva da cultura corporal. Revista Paulista da Educação Física, supl. 2, 1996.

SEABRA, Anna Karina Santiago. A dança como conteúdo das aulas de Educação Física nas escolas particulares de grande porte da zona norte da Cidade do Recife. Recife: UPE, 1996. (Dissertação de Graduação).

SILVA, Adriana Dantas da. Refletindo sobre a prática da dança nas aulas de Educação Física. Recife: UPE, 2003. (Dissertação de Graduação).

SOARES, Andressa. Improvisação & Dança. Florianópolis: Ed. Universitária, 1998.

SOARES, Carmem Lúcia, et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo, Cortez, 1992.

TONET, Ivo. Democracia ou Liberdade? Maceió, EDUFAL, 1997.

VERDERI, Érica Beatriz. Dança na escola. Rio de Janeiro, Sprint, 2000.

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Cruz, M. M. S., & Medeiros, A. G. A. (2020). EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA: PROPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA. Cenas Educacionais, 3, e7023. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/7023

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)