O NÚCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (2007): REMEMORANDO SUA FORMAÇÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE RESISTÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Direitos Humanos e Educação, Práticas Educativas, Formação da Consciência Crítica, Educação para a Cidadania

Resumo

O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criado no ano de 2007, é um espaço acadêmico de formação e construção do conhecimento em/para os Direitos Humanos (DH). A reconstituição do percurso histórico que lhe deu origem resultou em um novo olhar, na escritura de outra narrativa, que constatou sua relevância para a academia e para as práticas educacionais desenvolvidas no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação em DH. Também, possibilitou uma reflexão sobre as singularidades e objetivos da instituição, em sua atuação na luta pelo cumprimento e promoção dos DH. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por propósito rememorar a criação do NCDH da UFPB, considerando suas contribuições para a academia e sociedade paraibana. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, permitindo interfaces entre fontes documentais e bibliográficas, tendo como foco a formação e as práticas educacionais do Núcleo, investigando documentos, como: o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e a Resolução nº 28/2006 de criação e organização do NCDH. Foram contemplados na análise os estudos de Le Goff (2003), Germano (2011), entre outros. Através desses conhecimentos, constatou-se que o Núcleo exerce notória contribuição, atuando como uma entidade de formação, promoção e efetivação dos DH, fomentando atividades necessárias para a consolidação de uma consciência crítica e cidadã, constituindo-se um espaço de transformação e resistência.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossana Farias Queiroz Ferrer, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Mestra em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba

Felipe Cavalcanti Ivo, Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Mestre em Educação. Professor da Qualificação Profissional da Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira e do Grupo de Estudos Memória, História e Educação.

Marcos Vicente Marçal, Mestrando em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Legale. Bolsista CAPES/CNPq. Integrante do Grupo de Estudos Memória, História e Educação – GEMH.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Professora no Programas de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira e do Grupo de Estudos Memória, História e Educação

Referências

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3). Disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-todos/programas/pdfs/programa-naciona-de-direitos-humanos-pndh3. Acesso em: 20 abr. 2017.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de educação em Direitos Humanos (PNEDH). Brasília: SEDH/MEC/MJ/UNESCO, 2007.

COMPARATO, F. K. A afirmação histórica dos direitos humanos. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Aprova o Regimento do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos – NCDH, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Resolução nº 28 de junho de 2006. Disponível em: https://www.cchla.ufpb.br/ncdh/?page_id=602. Acesso em: 03 de abril de 2023.

DIAS, A. A. A perspectiva interdisciplinar dos direitos humanos e seus desdobramentos para a educação em/para os direitos humanos. In: TOSI, G; FERREIRA, L. F. G. F. (org.). A formação em direitos humanos na educação superior no Brasil: trajetórias, desafios e perspectivas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

FREIRE, P. Educação e mudança. 48 ed. São Paulo: Paz & Terra, 2020

FREITAS, F. Educação para os direitos humanos: qual pedagogia? In: TOSI, G. (org.). A formação em direitos humanos na Universidade: ensino, pesquisa e extensão. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2006.

GERMANO, J. W. Estado Militar e educação no Brasil (1964- 1985). 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LE GOFF, J. História e Memória. 5 ed. Campinas: UNICAMP, 2003.

LIMA, J. A D. História de vida professoral de Mario Moacyr Porto: a cultura jurídica em favor dos direitos humanos (1950-1969). Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

MAGALHÃES, J. P. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

MARINHO, G. Educar em direitos humanos e formar para a cidadania no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.

NUNES, I; COSTA, C. Direitos humanos, universidade e movimentos sociais: uma articulação possível na UFPE e na UFPB. In: TOSI, G; FERREIRA, L. F. G. F. (org). A formação em direitos humanos na educação superior no Brasil: trajetórias, desafios e perspectivas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

PESSOA, A. C. P. R. O direito à educação e a educação em/para direitos humanos no PNDH-3. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2011.

SILVA, W. P. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, Natal, v. 11, n. 2, p. 21-32, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 3 mar. 2023.

TOSI, G. Direitos humanos como eixo articulador do ensino, pesquisa e da extensão. In: TOSI, G. (org.). A formação em direitos humanos na Universidade: ensino, pesquisa e extensão. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2006.

TOSI, G.; ZENAIDE, M. N. T. Os direitos humanos na Educação Superior no Brasil: tendências e desafios. In: TOSI, G.; FERREIRA, L. F. G.; ZENAIDE, M. N. T. (org.). A Formação em direitos humanos na educação superior no Brasil: trajetórias, desafios e perspectivas. João Pessoa: Editora UFPB, 2014. p. 27- 65.

VIOLA, S. E A. Políticas de Educação em Direitos Humanos. In: SILVA, A. M. M; TAVARES, C. (org.). Políticas e fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010.

ZENAIDE, M. N; DIAS, L. L. A construção dos direitos humanos na UFPB. In: TOSI, G. (org.). A formação em direitos humanos na Universidade: ensino, pesquisa e extensão. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2006.

ZENAIDE, M. N. A UFPB nas trilhas do autoritarismo. In: TOSI, G; FERREIRA, L. F. G. F. (org.). A formação em direitos humanos na educação superior no Brasil: trajetórias, desafios e perspectivas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

Publicado

2024-03-04

Como Citar

Ferrer, R. F. Q., Ivo, F. C., Marçal, M. V., & Carvalho, M. E. G. (2024). O NÚCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (2007): REMEMORANDO SUA FORMAÇÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE RESISTÊNCIA. Cenas Educacionais, 7, e17230. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17230

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)