ANÁLISE DAS CAUSAS DO ABANDONO ESCOLAR DA RAPARIGA NA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DE CHITAMBO DISTRITO DE MILANGE - PROVÍNCIA DE ZAMBÉZIA

Autores

Palavras-chave:

Escola; Rapariga; Abandono Escolar.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as causas do abandono escolar da rapariga na escola primária completa. Na busca de respostas às perguntas de pesquisa colocadas, durante a realização deste estudo, recorreu-se uma combinação das abordagens qualitativa e uma componente quantitativa que foram tratados com base em procedimentos percentuais para evidenciar de forma objectiva os factores ou causas do abandono escolar, mediante o uso de ténicas de recolha de dados como entrevista e do inquérito por questionário. Com efeito, as entrevistas foram administradas ao director de escola, director adjunto-pedagógico, ao passo que os questionários foram aplicados aos professores e alunas. Os resultados do estudo apontaram que as principais causas do abandono escolar são a falta de interesse pela escola e a gravidez precose, no que diz respeito as consequências que o abandono escolar trás para a sociedade, o estudo constatou que o baixo nível de escolaridade surge como consequência. A direcção da escola assumiu que tem feito alguns trabalhos com vista a contornar o problema do abandono escolar da rapariga, dentre as acções feitas destacam-se a sensibilização as raparigas sobre a importância da escola e reuniões de turma que são feitas com os pais para informar sobre o aproveitamento dos seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco de Carvalho Choe, Doutorando em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique

Mestre em Educação/Psicologia Educacional pela Universidade Licungo. Docente na Universidade Púnguè

Gracília de Jesus Manso, Mestranda em Filosofia de Educação pela Universidade Licungo - Moçambique

Licenciada em Sociologia e Antropologia pela Universidade de Lisboa. Docente na Universidade Púnguè.

Referências

ActionAid International (2013). A Theory of Change for Tackling Violence Against Women and Girls. Londres: ActionAid International.

Almeida, M.A. (2015). Programa Bolsa Escola. São Paulo: Instituto Polis, Dicas Nº 75, 1996. Recuperado de: http://www.polis.org.br/publicacoes/download/arquivos/Dicas75.pdf

Azevedo, F. V. M. (2013). Causas e consequências da evasão escolar no ensino de jovens e adultos na escola municipal “Expedito Alves”. In: Anais do 12 Congresso Nacional Educação, São Paulo, SP. Recuperado de: http://webserver.falnatal.c om.br/revista_nova/a4_v2

Bagnol B., de Sousa L., Fernandes F. e Cabral Z. (2015). As barreiras à educação da rapariga no ensino primário, na Zambézia. Maputo: IBIS.

Benavente, A. (1994). Renunciar à escola: o abandono escolar no ensino básico. Lisboa: Fim de

Século Edições.

Binze, A. D. (2022). Práticas culturais e escolarização de mulheres em Moçambique: um caminho para ressignificação dos ritos de Iniciação (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Boletim da Republica. (1983). Lei n 4/83. Introdução do Sistema nacional de educação.

Imprensa nacional. Maputo.

Bourdieu, P. (2002). A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand.

Brandão, Z., Baeta A. M. B., Rocha, A. D. C. (1983). O estado da arte da pesquisa sobre a evasão e repetência no ensino do

o grau no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 64(147), 38-69.

Caetano, I. (2013). Abandono Escolar em Moçambique. Web artigos. Recuperado de: https://www.webartigos.com/artigos/o-abandono-escolar-emmocambique/103984

Camargo, C. A. C., Oliveira, J. A.; de Paulo, B. R. (2020). O olhar de adolescentes grávidas no ritual de passagem menina-mãe. Revista Thema, 17(1), 74-94.

Carmo, H. & Ferreira, M. M. (2008). Metodologia de investigação: Guia para Auto aprendizagem (2ª ed.). Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.

Cassanga, J. (2017). Factores do insucesso escolar nos alunos da 7ª Classe no município do Cuvango (Tese de Licenciatura). Instituto Superior de Ciências de Educação, Lubango, Angola.

Chiziane, P. (2012). Niketche: Uma história da poligamia. 7.ed. Lisboa: Editorial caminho.

Cisne, M. (2015). gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. 2.ed. São Paulo:

Outras expressões.

Erikson, E. H. (2004). Infância e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar.

Fernandes, A.S. (1991) “O insucesso Escolar” in A Construção Social da Educação Escolar”, Col. Biblioteca Básica de Educação e Ensino, Edições ASA/Clube do Professor, Rio tinto, pp. 187-232.

Fonseca, A. C. A. (2015, outubro). Luanda, Loanda, Lwanda... do nome à literatura . In Anais do V Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, Cidade da Praia, CV.

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) (2019). Moçambique é o primeiro país em África a lançar a iniciativa Spotlight para eliminar a violência contra as mulheres e raparigas. Comunicados de imprensa. UNICEF. Recuperado de: https://www.unicef.org/mozambique/comunicados-deimprensa/ mo%C3%A7ambique-%C3%A9-o-primeiro-pa%C3%ADs-em-%C3%A1fricalan% C3%A7ar-iniciativa-spotlight-para.

Gil, A. C. (2015). Como elaborar projectos de pesquisa. 6. ed. São Paulo, Brasil: Atlas.

Governo de Moçambique (2015). Programa Quinquenal de Governo 2015-2019. Maputo,

Fevereiro de 2015.

Lemmer, E. (2006). Educação contemporânea – questões e tendências globais. Maputo: Textos Editores.

Lima, J. A. (2002). Pais e Professores: um desafio à cooperação. Porto: Asa.

Lima, L. (2002). A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. Porto:

Cortez Editora.

Lopez, F. L., & Menezes, A. (2002). A reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil. São Paulo: Cortez

Matsinhe, C., Cumbe, E. Biza, A., Miambo, A., Cristina, R., & Quembo, T. (2010). Práticas culturais e comunitárias de promoção de saúde sexual e reprodutiva (Nampula, Sofala, Inhambane). Maputo. Recuperado de: https://healtheducationresources.unesco.org/library/documents/cultural-and-community-practices-aimed-promoting-sexual-and-reprodctive-health

Menezes, M. A. (2012). Reflexões sobre Educação. Luanda: Mayamba.

Ministério da Educação e Cultura, (2016). Plano Estratégico da Educação e Cultura 2012/2016,

Maputo: MEC (Aprovado na 14ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros de 13 de

Junho de 2016).

Ministério da Educação, (2004). Plano Estratégico de Educação 2004 – 2008 Documento de Trabalho. Maputo, Moçambique: Ministério da Educação.

Palme, M. (1992). O significado da escola: repetência e desistência na escola primária moçambicana. Maputo: Editora, Instituto de Educação.

Pereira, E. (1998). Mitos, feitiços e gente de Moçambique. Lisboa: Caminhos.

Pinto, J. L. (2017). A problemática da evasão escolar na escola pública: a quem compete (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

Pinto, S. M. X. (2017). Casamentos Prematuros no contexto dos ritos de iniciação femininos,

Praticados pela etnia Macua: Olhares dos finalistas do curso de licenciatura em Serviço

Social (Dissertação de mestrado). Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

Plano de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA) (2001 - 2005). Maputo, Moçambique. Recuperado de: ttps://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiTu_HpqaGDAxWNHbkGHUTmBVYQFnoECAkQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.mef.gov.mz%2Findex.php%2Ftodas-publicacoes%2Finstrumentos-de-gestao-economica-e-social%2Festrategia-para-reducao-da-pobreza%2Fparpa-i-2001-2005%2F7-parpa-i%2Ffile%3Fforce-download%3D1&usg=AOvVaw3wzJf0zCLSjsmyNMwjEhRU&opi=89978449

ROSC (Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança), 2019. Promulgada a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras. ROSC. Recuperado de: http://www.rosc.org.mz/index.php/noticias/38-promulgada-a-lei-de-prevencao-e-combate-asunioes- prematuras.

Salvi, F. (2018). In the making: Constructing in school pregnancy in Mozambique. Gender

and education, 30(4), 494-512.

Santos, A. (2010). Caminhos para a saída. Factor que contribuem para o

Abandono escolar do ensino secundário em escolas de Vila Nova de Gaia: A perspectiva dos

jovens. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Nº 7/2008. Lisboa: Universidade

Católica Editora.

Silva, E. L., & Menezes E.M. (2001). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação.3ª

edição. Florianópolis: Laboratório de ensino a distância da UFSC.

Silva, E. A., Carvalho, M. J. (2009). Educação e desigualdade de género: quando a

tradição cultural é factor de exclusão. Braga: Actas Editora.

Silvestre, M. J. D. (2002). Do feminino da educação em Moçambique, universidade nova de Lisboa, Dissertação de Mestrado.

Simões, M. C. T., Fonseca, A. C., Formosinho, M. D., Dias, M. L. V., & Lopes, M. C. (2002). Abandono escolar precoce: dados de uma investigação empírica. Revista Portuguesa de Psicologia, 42-1, 135-151.

Sitoe, C. (2017). Casamentos Prematuros em Moçambique: Causas e Consequências da

Pobreza. Recuperado de http://www.civililinfo.org.mz/mz/files/.

Smith, C., &Haddad, L. (2000). Explaining Child Malnutritionin Developing Countries. A Cross-Country Analysis. Washington. Washington: International Food Policy Research Institute.

Recuperado de: http://www.ifpri.org/sites/default/files/pubs/pubs/abstract/111/rr111.pdf

Taborda, J. A., Silva, F. C. (2014). Consequência da gravidez na adolescência para as meninas considerando-se as diferenças socioeconómicas entre elas. Cadernos de Saúde Coletiva, 22(1), 16-24.

Tavares, M. (1990). Abandono Escolar – Um contributo para o seu estudo no nosso pai

(Dissertação de Mestrado). Instituto Superior de Ciências Sociais e

Políticas, Lisboa, Portugal.

UNESCO (2012). Leaving no one behind how to far oon the wayto universal primary and

secondary educacion? Montreal: UNESCO. Recuperado de:

http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002452/245238E.pdf (acedido aos 20 de outubro de

as 18:30min)

UNESCO (2015). Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action:

Towards Inclusive and Equitable Quality Education and Lifelong Learning for All. Paris: UNESCO.

UNESCO (2019). Investir na diversidade Cultural e no

diálogo Intercultural. Paris: UNESCO. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184755_spa

Vasconcelos, M. R. C. (2014). Evasão escolar: desafios e possibilidades, um estudo de caso (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Brasil.

Vendelbo, K. (1999). Abandono escolar e incerteza – o estudo do significado que a população de uma zona rural de Moçambique atribui a escolarização da criança (Dissertação de Mestrado). Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Carvalho Choe, J. F. de, & Manso, G. de J. (2024). ANÁLISE DAS CAUSAS DO ABANDONO ESCOLAR DA RAPARIGA NA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DE CHITAMBO DISTRITO DE MILANGE - PROVÍNCIA DE ZAMBÉZIA. Cenas Educacionais, 7, e17078. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17078

Edição

Seção

Dossiê temático - EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)